Biblioteca da Vivi

Vivian Masutti é editora-assistente da Ilustrada. Foi repórter, colunista e editora de cultura. É coordenadora do Clube de Leitura Folha

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Biblioteca da Vivi
Descrição de chapéu Livros

'Cadernos do Cárcere' de Gramsci fazem 20 anos à luz do Brasil de Bolsonaro

Edição comemorativa da obra traz textos do filósofo marxista italiano Antonio Gramsci divididos em três volumes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Organizada por Carlos Nelson Coutinho, um maiores especialistas no pensamento do marxista, uma edição comemorativa da editora Civilização Brasileira traz os 'Cadernos do Cárcere', do italiano Antonio Gramsci (1891-1937), em um momento particularmente singular da história política brasileira.

Os livros são lançados às vésperas de um processo eleitoral cujo candidato favorito nas pesquisas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, também passou um período atrás das grades. Foram 580 dias preso na sede da Superintendência da Polícia Federal do Paraná, em Curitiba.

Edição comemorativa traz 'Cadernos do Cárcere' de Gramsci em três volumes
Edição comemorativa traz 'Cadernos do Cárcere' de Gramsci em três volumes - Divulgação

A soltura de Lula ocorreu um dia após o Supremo Tribunal Federal ter decidido, por 6 votos a 5, que um condenado só pode ser preso após o trânsito em julgado (o fim dos recursos), Isso alterou a jurisprudência que, desde 2016, tem permitido a prisão logo após a condenação em segunda instância.

"As prisões de ambos têm a ver com o enclausuramento de suas ideias. Enquanto a prisão de Gramsci se deu num governo assumidamente fascista, facínora, que o levou à morte devido ao cárcere, a prisão de Lula se deu num país tido como democrático, o que garantiu sua saúde embora não tenham se preocupado com os prejuízos morais daquela prisão provadamente arbitrária", avalia Livia Vianna, editora do selo.

Para ela, a chegada dessa obra às vésperas de um processo eleitoral tão crucial para o Brasil e para as bases democráticas brasileiras é uma forma de chamar a atenção para os horrores do fascismo e para ajudar a pensar quais devem ser nossas reivindicações políticas diante desse cenário atual.

Isso porque os principais conceitos gramscianos —como Estado ampliado, sociedade civil e hegemonia— ajudam a compreender importantes características de nossa história política e da formação ideológica de nossa sociedade. "Nossa intenção, como editora, é que a circulação dessa obra não só elucide questões passadas como também incite mais questionamentos sobre nosso futuro."

Na coleção, são apresentados o método de trabalho e a importância de Gramsci para a política na atualidade. A divisão é feita por temas, visando facilitar a leitura. Os cadernos e as notas, apresentados em sua presumível ordem cronológica de redação, são datados e numerados.O projeto gráfico é novo, com miolo atualizado, revisado e rediagramado.

Cadernos do Cárcere

  • Preço R$ 59,90 o volume
  • Autor Antonio Gramsci
  • Editora Civilização Brasileira

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.