Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian
Descrição de chapéu

Alckmin se move à direita para anular discurso de Meirelles

Tucano reforça equipe com nomes liberais para reconquistar apoio do mercado

Flanqueado por rivais que ocuparam espaços tradicionalmente vinculados ao PSDB, Geraldo Alckmin fez nas últimas semanas sua jogada mais incisiva para recuperar o apoio do mercado e dar uma nova cara para sua desacreditada campanha presidencial.

Ao anunciar Pérsio Arida, um dos pais do Plano Real, como coordenador de seu programa de governo, e afirmar que pretende manter Ilan Goldfajn na presidência do Banco Central, o governador paulista fez um movimento à direita no debate econômico. O objetivo é neutralizar o bônus que o ministro Henrique Meirelles (Fazenda) tem, de saída, na disputa pelo Palácio do Planalto.

A reorientação foi uma necessidade diante da constatação de que os tucanos não reinarão absolutos entre investidores e empresários —como estavam habituados— sob o discurso do liberalismo e da redução do papel do Estado na economia.

Alckmin foi eclipsado nesse nicho principalmente pela possível candidatura de um insider: Meirelles foi presidente de um banco internacional e reza fielmente pela cartilha dos liberais. Seu nome e sua atuação prática como chefe da equipe econômica não permitiriam, em tese, questionamentos sobre seu compromisso com esse ideário.

O governador paulista, por outro lado, provocava desconfiança por ter, nos últimos tempos, se cercado de conselheiros que defendiam uma intervenção pontual do governo na economia, como Roberto Giannetti da Fonseca e Yoshiaki Nakano.

Com a escolha de Arida e a sinalização a Goldfajn, Alckmin tenta exacerbar um discurso liberal e quebrar o monopólio de Meirelles nessa área.

O movimento foi bem recebido por investidores, mas terá efeito nulo sobre o desempenho do tucano nas pesquisas —nas quais pontua, no máximo, 11%. Enquanto não encontrar uma plataforma ampla, que se conecte com o eleitor, Alckmin continuará sofrendo com as dúvidas sobre a viabilidade de seu nome.
 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.