Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian
Descrição de chapéu

Presidente teflon, Temer se transforma em candidato inviável

Incapacidade de faturar com atos do governo dificulta planos de reeleição

O presidente da República, Michel Temer, durante cerimônia realizada em Brasília
O presidente da República, Michel Temer, durante cerimônia realizada em Brasília - Evaristo Sa/AFP

Costuma-se atribuir o apelido de “teflon” ao político que consegue escapar de acusações de falcatruas sem danos graves a sua popularidade. É como se ele fosse coberto pelo material antiaderente das boas frigideiras, fazendo com que as denúncias mais obscenas deslizassem com facilidade, em vez de ficarem coladas a sua imagem.

Com uma aprovação estagnada em 6% após quase dois anos de mandato, Michel Temer cogita se lançar à reeleição revestido do pior dos materiais. Até seus auxiliares e colegas de partido reconhecem: as más notícias ficam permanentemente grudadas, mas as boas realizações de seu governo escorregam.

Desde que Temer assumiu o poder, a inflação desabou e a economia voltou a crescer, embora timidamente. A melhora é incontestável, mas pesquisas encomendadas por aliados do presidente apontam que a maioria da população enxerga este governo como o responsável pela recessão e pelo desemprego.

Temer diz a amigos, em conversas reservadas, que gostaria de entrar em campanha para tentar convencer o eleitorado de que sua gestão melhorou a vida dos brasileiros. A rejeição funciona como incentivo pessoal a sua candidatura, mas também é a principal barreira a esse projeto.

Escorados nas realizações de seus governos, Fernando Henrique Cardoso, Lula e Dilma Rousseff tinham pelo menos 36% de aprovação quando iniciaram suas campanhas à reeleição —seis vezes a popularidade de Temer. Os três antecessores apareciam ainda com 40% das intenções de voto; o atual presidente tem 1%.

As marcas deixadas pelo impeachment de Dilma e por acusações de corrupção foram tão profundas que podem ter transformado o presidente em um candidato inviável. É improvável que seus marqueteiros consigam convencer os eleitores nos próximos meses de que Temer não é Temer. Quando agosto chegar, seus aliados deslizarão em busca de outro candidato a que possam se grudar.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.