Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian
Descrição de chapéu

Temer tentará manter presidente da Caixa para evitar disputa

Planalto quer que PP mantenha Occhi no banco e indique novo nome para Saúde

Os presidentes da República, Michel Temer, e da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi, em cerimônia realizada no Palácio do Planalto
Os presidentes da República, Michel Temer, e da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi, em cerimônia realizada no Palácio do Planalto - Alan Marques - 24.nov.2016/Folhapress

Sob pressão de técnicos e aliados políticos, Michel Temer quer manter Gilberto Occhi no comando da Caixa para evitar uma disputa pela sucessão no banco. O presidente tentará convencer o PP a desistir de deslocar seu apadrinhado para o Ministério da Saúde e escolher outro nome para a pasta.

Ao travar a substituição, a ala política do Planalto busca reduzir a força que o grupo técnico da equipe econômica poderá ganhar no governo. Temer prometeu que o próximo presidente da Caixa terá que passar pelo crivo do Banco Central, o que poderá criar entraves para a manutenção de influência partidária na escolha.

Se Occhi continuar no cargo, Temer dribla o problema: restringe o número de trocas que precisarão de aval dos técnicos e preserva um feudo estratégico para agradar aos dirigentes de sua base aliada. O PP, porém, avisa que não quer ceder.

A dúvida sobre a mudança na Caixa é um sinal da indisfarçável tensão entre tecnocratas e políticos profissionais na ocupação de ministérios e empresas estatais.

A concorrência se acirra às vésperas de uma eleição com agudas restrições de financiamento, em que a máquina pública pode desequilibrar o jogo a favor dos governistas. A Caixa é um instrumento de poder sobre milhares de municípios, com um estoque de R$ 60 bilhões emprestados a governos estaduais e prefeituras.

A mesma lógica explica a resistência de parte do núcleo político do governo à ascensão natural do secretário-executivo Eduardo Guardia ao cargo de ministro da Fazenda.

A escolha seria um sinal de prestígio do chefe da equipe econômica, Henrique Meirelles, mas aliados de Temer acreditam que Guardia apertaria o garrote nos cofres públicos e limitaria o dinheiro que poderá ser gasto para satisfazer aos eleitores.

Presidente, Temer construiu o modesto prestígio de seu governo ao seguir a cartilha de técnicos. Se for candidato, precisará de força política. A balança penderá para um dos lados.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.