Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian
Descrição de chapéu

PT mantém eleitor disperso para preservar influência de Lula

Teatro petista torna caminho nebuloso até que a sigla escolha seu candidato

Apoiador exibe bandeira do ex-presidente Lula em frente ao prédio da Policial Federal em Curitiba
Apoiador exibe bandeira do ex-presidente Lula em frente ao prédio da Policial Federal em Curitiba - Rodolfo Buhrer/Reuters

A insistência do PT no discurso de que Lula será candidato mesmo encarcerado é uma peça de teatro com cada vez menos espectadores atentos. Uma parcela crescente de eleitores simpáticos ao petista admite que ele não será candidato e se dispersa enquanto aguarda o próximo passo da sigla.

Na semana passada, o Datafolha perguntou quem o petista deveria apoiar caso não esteja na disputa. Entre os eleitores de Lula, 61% indicaram outro candidato espontaneamente —ou seja, não foram oferecidas opções aos entrevistados.

As respostas nesse grupo se pulverizaram: 19% responderam Marina Silva (Rede), 11% mencionaram Ciro Gomes (PDT) e 7% apontaram Jair Bolsonaro (PSL). Apenas 3% citaram Jaques Wagner e Fernando Haddad, do PT.

Uma boa fatia do eleitorado do ex-presidente (35%) disse não saber quem ele deveria apadrinhar, e só 4% dos lulistas afirmaram prontamente que ele não deveria apoiar nenhum outro candidato.

Quando o instituto apresentou uma lista de cinco nomes (Marina excluída), 32% dos lulistas disseram que o ex-presidente deveria se aliar a Ciro, 15% optaram por Haddad e 11% indicaram Jaques Wagner. Outros 11% não souberam escolher e 17% disseram que Lula não deveria patrocinar ninguém.

Os números apontam que a corrida só tomará forma —com uma mudança dramática— quando Lula anunciar seu candidato. No segmento que declara voto no ex-presidente, dois terços dizem que seguirão sua indicação “com certeza”.

Enquanto o caminho estiver nebuloso, parte do eleitorado permanecerá distraída, ainda que pare e olhe as vitrines de vez em quando.

O PT explora essa distração para preservar influência sobre esses segmentos antes que eles façam outras escolhas. Ao repetir que Lula estará na disputa, a sigla tenta interditar a migração do eleitorado até definir seu próprio destino.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.