Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian
Descrição de chapéu

Temer mira SP para recuperar influência e emparedar Alckmin

Presidente usa peso do MDB em alianças locais para obter força na disputa nacional

O presidente da República, Michel Temer, e o então governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, em evento no município paulista de Itu, em novembro de 2017
O presidente da República, Michel Temer, e o então governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, em evento no município paulista de Itu, em novembro de 2017 - Jorge Araújo - 15.nov.17/Folhapress

Com uma candidatura desacreditada, Michel Temer decidiu direcionar sua artilharia política para São Paulo. O presidente passou a comandar pessoalmente as negociações do MDB na eleição paulista com o objetivo de recuperar influência na disputa nacional e emparedar Geraldo Alckmin (PSDB) no próprio reduto do tucano.

Temer se lançou à reeleição principalmente para se colocar no jogo. Queria evitar seu esvaziamento definitivo e ficar em posição mais vantajosa para costurar alianças com candidatos competitivos —que terão chances reais de ocupar o gabinete presidencial a partir de 2019.

A duradoura impopularidade do governo e os índices insignificantes de Temer nas pesquisas de intenção de voto, porém, tornaram esse projeto cada vez mais inverossímil.

Nos últimos dias, o presidente passou a exibir uma arma mais potente do que sua duvidosa candidatura. Começou a usar a força do MDB para influenciar a eleição em São Paulo, maior colégio eleitoral do país.

Temer assumiu as discussões sobre o possível apoio da sigla a João Doria (PSDB) ou Márcio França (PSB) na corrida pelo governo do estado. Uma aliança com o partido do presidente poderia desequilibrar a eleição, pois agregaria uma gorda fatia de tempo na propaganda de TV e, de quebra, eliminaria um concorrente forte, Paulo Skaf (MDB), que apareceu com 20% na última pesquisa.

Ao mover suas peças em São Paulo, Temer busca influência na eleição nacional: em troca do apoio no estado, quer exigir um espaço no palanque paulista para o candidato a presidente que defender o legado de seu governo na campanha.

O acordo esvaziaria Alckmin em casa. Aliados de Temer acreditam que, assim, podem impulsionar sua substituição por Doria (considerado um tucano mais amigável) ou forçar o ex-governador a abandonar o tom crítico ao Planalto.

Alckmin julgava tóxica qualquer aproximação com Temer, mas suas dificuldades na pré-campanha podem fazê-lo mudar de ideia.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.