Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian
Descrição de chapéu

Troca na Fazenda pode ampliar pressão política sobre economia

Planalto quer manter ajuste, mas orienta novo ministro a ser mais flexível

Eduardo Guardia, que assumirá o Ministério da Fazenda
Eduardo Guardia, que assumirá o Ministério da Fazenda - Wilson Dias - 27.set.17/Agência Brasil

A troca de comando no Ministério da Fazenda deve ampliar os embates entre a equipe econômica do governo e a ala política do Palácio do Planalto. Embora Michel Temer manifeste compromisso com o controle de despesas, o novo chefe da área terá mais dificuldades que o antecessor para conter as pressões pelo aumento de gastos.

Nos quase dois anos em que esteve à frente da pasta, Henrique Meirelles foi derrotado com frequência pelo núcleo palaciano. Foi obrigado a ceder na ampliação dos déficits fiscais de 2017 e 2018 e na concessão de regras mais generosas para a renegociação de dívidas tributárias.

Diante de um governo sustentado por pilares políticos e baseado em uma engrenagem de barganhas com o Congresso, o ministro só teve êxito em um punhado de batalhas —graças a seu prestígio pessoal. Meirelles era um articulador fraco, mas impôs algumas de suas vontades a Temer porque sabia que o presidente precisava se beneficiar de sua grife.

O secretário-executivo da Fazenda, Eduardo Guardia, toma posse nesta terça (10) na chefia do ministério sob o olhar receoso de aliados de Temer. De perfil conservador, ele chegou a ser apelidado de “Satânico Dr. No” por negar qualquer aumento de despesa —pesadelo de políticos que querem explorar o poder da máquina pública em ano eleitoral.

O presidente disse aos aliados mais preocupados que a responsabilidade fiscal está mantida como meta do governo, mas assegurou que Guardia foi orientado a ser um pouco mais flexível. Ele não será um zagueiro inarredável diante do cofre, segundo um auxiliar de Temer.

Sem força no Congresso para aprovar o restante do ajuste das contas, o presidente precisará agir como árbitro para que essa agenda não desande. A ascensão de Guardia pode colocar a economia em piloto automático, no caminho traçado por Meirelles, ou fazer com que o país enfrente turbulências e amplie as incertezas já delineadas pelas eleições deste ano.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.