Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian
Descrição de chapéu
petrobras

Acordo improvisado com grevistas reforça vício dos privilégios

Governo dá alívio nas bombas a um setor específico, mas terá que bancar prejuízo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

“Não estamos debatendo imposto da indústria. Estamos debatendo o imposto que está sobre as costas do povo brasileiro”, declarou um sensível Paulo Skaf em setembro de 2015, quando a Fiesp lançou o pato de borracha gigante que se tornou ícone da campanha pelo impeachment de Dilma Rousseff.

A federação das indústrias brigava, na verdade, para reduzir a carga tributária e aumentar o lucro dos produtores. Pegou carona no sentimento de repúdio a um governo ineficiente para conquistar apoio nas ruas.

A astúcia de movimentos liderados por empresários é que, via de regra, eles cobram privilégios para setores específicos, ainda que alguns benefícios sejam coletivos. A indústria se escora há décadas no tratamento diferenciado que recebe do Estado. Na paralisação dos caminhoneiros, as transportadoras também conquistaram regalias.

A greve nas estradas, que provocou desabastecimento e teve impacto indireto sobre todo o país, tem características de um movimento estimulado pelos patrões —um locaute. Os donos das empresas de transporte se recusaram a bancar o frete mais caro devido à subida dos preços dos combustíveis, dando fôlego à paralisação dos motoristas.

Embora a população revoltada com o aumento da gasolina tenha apoiado a manifestação, os líderes do movimento negociaram um alívio exclusivo: a redução do preço do diesel que abastece seus veículos.

Com o acordo, a vida voltará ao normal, mas todos pagarão o pato. Sob pressão dos caminhoneiros e sob aperto orçamentário, o governo foi obrigado a tomar medidas improvisadas. Dará um alívio nas bombas, mas precisará encontrar dinheiro para cobrir a perda de receita e os prejuízos da Petrobras com a operação.

A redução de impostos é tradicionalmente uma pauta liberal, mas sob forma de chantagem ela jamais leva a uma diminuição do peso do Estado, que deveria ser seu objetivo. O episódio atual reforça vícios antigos. É um remendo que precisará ser enfrentado pelo próximo governo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.