Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian
Descrição de chapéu

Aliança Alckmin-Temer seria aposta de risco na máquina política

Aproximação de tucano com presidente enfrenta resistência no PSDB e entre aliados

Brasília

Voto você não recusa. Outra coisa é fazer coligação política. Vai perguntar se o presidente Lula vai recusar o voto do Collor.”

Um constrangido Fernando Henrique Cardoso tentava justificar assim o apoio de Anthony Garotinho (então no PMDB) ao tucano Geraldo Alckmin no segundo turno da eleição presidencial de 2006.

FHC era contra a união, mas foi driblado por uma ala do PSDB seduzida pela ideia de que a aliança ampliaria a estrutura de campanha de Alckmin.

O presidente da República, Michel Temer (MDB; à dir.), aplaude o então governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), durante mesa de abertura do Fórum Econômico Mundial de 2018, na Suíça
O presidente da República, Michel Temer (MDB; à dir.), aplaude o então governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), durante mesa de abertura do Fórum Econômico Mundial de 2018, na Suíça - Adriano Vizoni - 14.mar.2018/Folhapress

A matemática política, porém, não é uma ciência exata. Os votos do ex-governador fluminense, enrolado em suspeitas de irregularidades, nunca chegaram. Pelo contrário: Alckmin conseguiu a proeza de sair do segundo turno com um resultado pior do que no primeiro.

A disputa de 2018 pode ser a prova dos nove do peso das máquinas partidárias e alianças nas eleições. A estrutura política e o espaço na propaganda de TV valerão mais do que as mensagens dos candidatos?
Alckmin pareceu apostar na primeira alternativa ao telefonar para Michel Temer na sexta (4).

Os dois ensaiam uma aproximação que pode levar a uma aliança entre MDB e PSDB para evitar a fragmentação da centro-direita nesta campanha.

Originalmente refratário à união com um presidente impopular e investigado por corrupção, Alckmin mudou de ideia. Temer promete entregar um bloco de partidos que daria estrutura (verba federal, palanques nos estados e apoio de prefeitos) e tempo na TV para tirar do chão a candidatura do tucano.

É uma jogada de risco às vésperas de uma disputa marcada pela rejeição à política tradicional. A proposta enfrenta resistências entre tucanos (FHC não gosta da ideia) e outros potenciais aliados (o DEM, por exemplo, ficou contrariado).

As primeiras imagens de Garotinho ao lado de Alckmin em 2006 rodaram o país e abriram uma crise na candidatura tucana. Agora, resta saber se Temer será um investidor oculto da campanha ou se exigirá posição de destaque na fotografia.

Detalhe de charge do cartunista Glauco (1957-2010) na ocasião do segundo turno das eleições de 2006, quando Geraldo Alckmin (PSDB) recebeu e aceitou apoio formal da governadora do Rio de Janeiro, Rosinha Matheus, e de seu marido, o ex-governador Anthony Garotinho, ambos à época no PMDB
Detalhe de charge do cartunista Glauco (1957-2010) na ocasião do segundo turno das eleições de 2006, quando Geraldo Alckmin (PSDB) recebeu e aceitou apoio formal da governadora do Rio de Janeiro, Rosinha Matheus, e de seu marido, o ex-governador Anthony Garotinho, ambos à época no PMDB - Glauco

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.