Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian
Descrição de chapéu

Incerteza eleitoral amplia tentação contra planos de economistas

Ressaca da paralisação pode provocar refluxo de medidas econômicas mais duras

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A ressaca da paralisação dos caminhoneiros sugere que a eleição poderá ser resolvida em estradas cada vez mais distantes das plataformas elaboradas pelos economistas. O brasileiro quer subsídios para combustíveis, mas não quer pagar impostos que cobrirão essa conta. Pede um Estado eficiente, mas a maioria rejeita privatizações.

A aparente incoerência do eleitorado e a incerteza da disputa ampliam as tentações pelo caminho. À medida que a campanha avança, o receituário dos especialistas corre risco de valer menos do que os apelos que rendem voto fácil.

Boa parte dos presidenciáveis escalou conselheiros dispostos a empunhar a bandeira do ajuste das contas públicas —com corte de despesas, aumento de impostos ou venda de patrimônio. É difícil saber se os candidatos terão coragem de defender essa agenda até o fim.

Jair Bolsonaro (PSL) colocou algumas travas nas propostas mais impopulares de seu economista, o ultraliberal Paulo Guedes. O ex-capitão defende uma reforma da Previdência mais suave do que os planos de seu assessor e diz que a Petrobras só pode ser privatizada se o governo mantiver ações com poder especial.

Ciro Gomes (PDT) também reduziu a velocidade dos conselheiros que propuseram a cobrança de CPMF sobre movimentações acima de R$ 3.000 ou R$ 4.000. A maioria da população ficaria isenta, mas nunca é fácil vender a volta de um tributo. Ciro disse que a ideia existe, mas ainda está em discussão.

Em março, o economista Persio Arida, assessor de Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou que o tucano não vai amarelar: defenderá, sem medo, privatizações e a reforma da Previdência. “A aposta é que há um eleitorado maduro no Brasil”, afirmou.

O apoio em massa ao movimento dos caminhoneiros e a impopularidade de medidas duras para controlar as contas põem essa maturidade à prova. Os economistas fizeram os cálculos, mas será preciso torcer as regras da matemática para se chegar ao resultado que o eleitor deseja.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.