Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian
Descrição de chapéu

Pântano eleitoral interdita debate sério sobre aborto no Brasil

Enquanto mulheres morrem, políticos fingem ignorar problema e reforçam tabu

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tende a ser barrada na fronteira qualquer tentativa de importação do debate sobre a legalização do aborto que avança na Argentina. Rejeitada pela maioria dos brasileiros, a proposta permanece interditada. Emerge a cada quatro anos do fétido pântano eleitoral, disfarçada de uma discussão política importante, mas volta a hibernar logo depois.

O Congresso e os últimos presidentes brasileiros jamais tiveram coragem de abordar com seriedade o direito à interrupção da gravidez até o terceiro mês de gestação. Enquanto morrem mulheres que realizam abortos ilegais de maneira precária, o assunto só é explorado na política para satanizar adversários.

Em 1989, Fernando Collor levou à TV uma ex-namorada de Lula que contava que o petista havia lhe sugerido um aborto. Em 2010, a mulher de José Serra foi vista na Baixada Fluminense dizendo que Dilma Rousseff queria “matar criancinhas”.

Não se deve esperar que os candidatos ao Planalto estejam dispostos a discutir o tema a sério este ano.
Jair Bolsonaro (PSL) mira um fantasma inexistente para reforçar seu viés conservador e promete vetar uma (improvável) flexibilização da lei. Marina Silva (Rede) se diz contrária à interrupção da gravidez “por convicção filosófica e de fé”, mas condena a prisão de quem fizer aborto.

Ciro Gomes (PDT) resume a questão: “Quero governar o Brasil, e o Brasil é uma sociedade conservadora. Não vou hostilizar as pessoas em nome dos meus valores”. Ele é favorável à legalização do aborto, mas quer desviar do tema na campanha.

Os políticos fingem ignorar a gravidade do assunto e reforçam um tabu: 57% dos brasileiros acreditam que mulheres que fazem aborto fora dos casos previstos na legislação devem ir para a cadeia. Só 36% dizem que não deve haver punição. 

Na Argentina, o terreno é mais fértil. A população defende a legalização e, embora o país seja majoritariamente católico, 25% dos argentinos se dizem não praticantes (no Brasil, são 10%). Há mais do que 2.800 km entre Buenos Aires e Brasília.

 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.