Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian
Descrição de chapéu Eleições 2018

Campanha presidencial será disputa por medo e fúria do eleitor

Onda de desencanto com a política mexe com sentimentos e cria conflito emocional

Em 2006, Felipe Calderón se tornou presidente do México ao provocar medo nos eleitores. O publicitário Antonio Sola criou uma campanha que dizia que o esquerdista Andrés Manuel López Obrador era perigoso e levaria o país à ruína. Calderón venceu por 233 mil votos, sob acusações de fraude nas urnas.

O antigo marqueteiro de Calderón passou os últimos cinco meses anunciando que, em 2018, López Obrador seria eleito. “Agora, a emoção predominante é a ira. E a ira é muito mais forte do que o medo”, declarou Sola ao jornal The New York Times.

A onda mundial de desencanto com a política mexeu com os sentimentos do eleitorado. Em muitos países, a fúria contra o sistema superou o receio de apostar em propostas que poderiam parecer arriscadas em tempos de serenidade.

Foi assim no “brexit”, quando os eleitores britânicos ignoraram o perigo de isolamento, votaram em protesto contra as políticas vigentes e decidiram sair da União Europeia.

O mesmo recado foi dado nos EUA em 2016: os americanos desprezaram Hillary Clinton, que acusava Donald Trump de ser “temperamentalmente inapto” para ser presidente. Os eleitores gostaram mais do discurso do candidato republicano contra o establishment e toparam arriscar.

O Brasil experimentou reações diversas aos apelos emocionais do marketing eleitoral. Em 2002, nem a atriz Regina Duarte conseguiu convencer apoiadores de Lula de que eles deveriam temê-lo. Triunfante, o petista discursou dizendo que a esperança havia vencido o medo.

Doze anos depois, o PT derrubou Marina Silva do segundo turno ao sugerir que sua eleição representaria uma vitória de banqueiros e tiraria comida da mesa dos mais pobres.

Na campanha deste ano, o medo e a fúria parecem estar em conflito. Embora a ira contra a corrupção seja grande, o favorito de 30% dos eleitores ainda é Lula, que foi condenado pela Justiça. Atrás dele vem Jair Bolsonaro (PSL), cujos apoiadores desconsideram os alertas sobre as posições radicais do militar da reserva.
 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.