Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian
Descrição de chapéu Eleições 2018

Governista incorrigível, MDB pode experimentar oposição em 2019

Sigla é ofuscada pelo centrão e cogita independência diante de futuro presidente

Da esq. para a dir., o senador e presidente do MDB, Romero Jucá, o presidente da República, Michel Temer, e o senador Renan Calheiros
Da esq. para a dir., o senador e presidente do MDB, Romero Jucá, o presidente da República, Michel Temer, e o senador Renan Calheiros - Alan Marques - 23.mai.16/Folhapress

Depois de fincar bandeira ao lado dos últimos cinco presidentes da República, o MDB pode ser levado a um exercício de desapego em 2019. Isolado na disputa e confrontado pela massa de partidos do centrão, a sigla incluiu em suas contas a possibilidade de adotar postura independente ou até integrar a oposição no início do próximo governo.

O movimento seria mais uma migração forçada do que um autoexílio purificador. O partido foi ofuscado nas negociações eleitorais com o fortalecimento do bloco liderado por DEM, PP e PR. Para dirigentes dos dois campos, o MDB perdeu poder de barganha e chegará mais frágil à posse do próximo presidente.

Ainda que o centrão não seja um bloco monolítico, os 164 deputados do grupo representam um pilar atraente para a sustentação do futuro governo. Com 51 parlamentares na Câmara, o MDB poderia oferecer sua fidelidade ao Planalto, mas certamente seria tratado como coadjuvante.

 

Caso Geraldo Alckmin (PSDB) se torne presidente com a ajuda do centrão, os pontos mais vistosos do mercado imobiliário de Brasília já estarão prometidos a eles. Restaria aos chefes do MDB dois caminhos: entrar na fila das negociatas ou exercer o poder pela pressão.

Pelas contas do partido, seria mais eficaz incomodar o futuro presidente na oposição do que implorar por cargos de segunda classe desde a largada. Independente, o MDB se uniria ao PT e outras siglas derrotadas para conquistar a presidência do Senado, por exemplo, multiplicando seu poder de barganha.

A tática é aplicável em caso de vitória de outro candidato, quando o centrão pode se dissolver ou continuar unido para liderar as negociações com o futuro governante.

Embora a estratégia agrade à cúpula do MDB, o plano subestima o governismo inato de integrantes da sigla. De 1994 a 2006, o partido apoiou candidatos derrotados ou adotou neutralidade na corrida ao Planalto —o que não impediu alas do antigo PMDB de negociarem ministérios com os presidentes eleitos.


 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.