Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian

Partidos exploram serviços públicos para fazer negócios privados

Investigações mostram que PTB transformou ministério em patrimônio particular

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

De uma só vez, o chefe de gabinete do deputado Nelson Marquezelli (PTB) pediu a um servidor do Ministério do Trabalho a liberação dos registros de seis sindicatos de caminhoneiros do interior paulista. O parlamentar, dono de uma empresa de transporte de cargas, queria agilidade naquele processo e recorreu ao órgão que é feudo de seu partido desde 2016.

Investigações sobre a concessão de registros sindicais mostram que serviços públicos são tocados como negócios privados por partidos políticos. As siglas se apropriam de ministérios para transformar essas estruturas em patrimônio particular.

Segundo a Polícia Federal, a cúpula do PTB manipulava processos de inscrição de sindicatos para obter “tratamento diferenciado” para algumas entidades.

Uma troca de mensagens entre servidores mostra que a deputada Cristiane Brasil (PTB) pediu o favorecimento de um sindicato de mototaxistas. Um dos interlocutores acrescenta que “eles iriam ‘ganhar na loteria’ com o processo”, anotou a PF.

Cristiane Brasil, filha do ex-deputado Roberto Jefferson, é quem dá as cartas no Ministério do Trabalho, embora o Supremo tenha barrado sua posse na chefia da pasta. Ela dita a nomeação de funcionários e interfere na concessão de registros.

A criação de entidades de trabalhadores era um negócio lucrativo até o ano passado, quando foi extinto o imposto sindical obrigatório. As associações, entretanto, continuam a ter peso político, já que pertencem à base social de partidos e turbinam a mobilização de eleitores.

Apesar de sua origem trabalhista, que remonta a Getúlio Vargas, o PTB não tem vínculos com os principais sindicatos do país. Ainda assim, foi alçado ao ministério e usou a pasta para fazer política e negócios.

O aparelhamento e a exploração dessa área do governo são uma tradição. Em 2011, o ministro Carlos Lupi (PDT) se demitiu depois que funcionários do ministério foram acusados de cobrar propina para liberar convênios para ONGs.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.