Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian

Em 1901, sem teto e pedaladas, faltava dinheiro ao Museu Nacional

País não aprende a valorizar sua história e produz seus próprios infortúnios

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

“A riquíssima secção de mineralogia muito tem soffrido”, dizia o Correio da Manhã sobre a situação do Museu Nacional, em 20 de outubro de 1901. Segundo o jornal, funcionários deixavam suas obrigações “em completo abandono”.

A destruição do museu mais antigo do país prova que, 117 anos depois, o Brasil não aprendeu a valorizar sua história. A cada dia de governo dos 34 presidentes desse período, seu acervo se tornou mais precioso —e mais negligenciado.

O Museu Nacional havia se mudado para o Palácio de São Cristóvão, onde vivera a família real, apenas nove anos antes da publicação do artigo. Não havia teto de gastos públicos, mas faltava dinheiro.

“De todas as secções, a única que se salva é a de zoologia e anthropologia”, afirmava o jornal. O responsável pelo setor lutava com bravura contra a escassez de recursos, “conseguindo, entretanto, manter em bom estado as valiosas colecções”.

Floriano Peixoto começara a privatizar a administração de uma área do parque onde fica o museu, mas o horto se tornou um “capinzal” e a água dos riachos era “esverdinhada e pútrida” —mostrando que a jogada corriqueira de entregar bens à gestão particular nem sempre resolve.

“Ahi ficam narrados o vandalismo, o desleixo e as immoralidades que vivem praticando aqueles que são pagos com o dinheiro do povo”, escreveu o autor do artigo.

Enquanto o passado é apagado, gestores públicos batem boca para fugir de responsabilidades. Fingem que, nessas décadas, não fomos governados por direita, esquerda, civis, militares, burocratas e tecnocratas.

O Museu Nacional não foi devastado por falta de dinheiro, mas por péssimas escolhas. Se há bilhões para aumentar salários de juízes, a culpa é menos do aperto nas contas do que das prioridades do país.

O meteorito do Bendegó, com mais de 300 anos, sobreviveu na entrada do museu. Sua imagem dá a impressão de que caiu ali, destruindo tudo ao redor. Não foi necessário. O país produz seus próprios infortúnios.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.