Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian

Aliados já avisam aos políticos que Bolsonaro não vai mudar

Aparente armistício tem ressalva: presidente continua com o dedo no gatilho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente da República, Jair Bolsonaro, durante passagem por Washington (EUA), neste mês
O presidente da República, Jair Bolsonaro, durante passagem por Washington (EUA), neste mês - Brendan Smialowski/AFP

O aparente armistício entre o Planalto e o Congresso foi assinado com uma ressalva: Jair Bolsonaro não vai mudar. Aliados que negociaram a redução da temperatura no embate avisaram que o presidente continuará com o dedo no gatilho e que o tiroteio pode recomeçar a qualquer momento.

Integrantes da cozinha do palácio (incluindo a ala militar) e parlamentares que fazem a ponte com o Legislativo foram transparentes. Avisaram aos líderes partidários que há disposição em acalmar os ânimos, mas admitiram que será impossível conter a natureza do presidente.

Bolsonaro está convencido de que o discurso de oposição às práticas políticas foi o grande motor de sua campanha presidencial. Incensado pelo núcleo ideológico do governo, ele deu demonstrações de que não está disposto a abrir mão dessa carta.

Políticos que estiveram na casa de Rodrigo Maia nesta quinta (28) não alimentam ilusões. Até ficaram aliviados com o cessar-fogo, mas reconheceram que a paz só duraria até a próxima declaração agressiva do presidente contra o Congresso. Para um dirigente partidário, a chance de conciliação permanente “é zero”.

Esperando novos disparos, Maia vestiu um colete à prova de balas com camada dupla. Cercou-se de Sergio Moro e Paulo Guedes para acalmar seguidores fiéis do presidente e investidores cada vez mais temerosos.

A impressão disseminada pelos articuladores do Planalto é que Bolsonaro só admite governar sob seus termos. Em busca constante de apoio nas ruas, o presidente está disposto a conviver com o caos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.