Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian

Discurso na ONU vai mostrar se Bolsonaro continuará torrando dinheiro

Investidores e governantes cobram do Brasil mudança no compromisso ambiental

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quando a crise na Amazônia estourou, alguns diplomatas brasileiros temiam que delegações de peso deixassem o plenário durante o discurso de Jair Bolsonaro na Assembleia-Geral da ONU, em protesto contra sua política ambiental. Às vésperas da abertura do evento, esse risco é considerado remoto, mas outros atores ameaçam deixar a mesa em que o Brasil está sentado.

Bolsonaro preferiu descrever as críticas internacionais ao desmatamento como um ataque meramente ideológico ao país. Esse enfoque pode ter dado fôlego ao presidente para aguentar o desgaste do episódio, mas os efeitos de seu desdém em relação à preservação se acumulam.

A pressão de gestores de fundos que administram R$ 65 trilhões não é a reação descuidada de alguém que foi manipulado por fake news, como o governo prefere fazer crer.

Os donos do dinheiro dizem claramente que enxergam riscos em operações expostas a danos ambientais, já que suas cadeias de produção têm "dificuldade crescente para acessar os mercados internacionais". Alguns integrantes do governo, como a ministra Tereza Cristina (Agricultura), sabem ligar esses pontos. Outros, como o próprio presidente, preferem só brincar com o assunto.

Para muitos assessores, Bolsonaro virou o jogo contra Emmanuel Macron ao atribuir ao líder francês interesses comerciais sobrepostos ao debate climático. Mas a decisão do parlamento da Áustria de vetar o acordo entre Mercosul e União Europeia devido a retrocessos na política ambiental brasileira, na semana passada, mostra que é bom não guardar tantas ilusões nessa área.

O mundo realmente cobra uma mudança de comportamento de Bolsonaro. Se chegar à ONU com um discurso singelo de soberania nacional, sem mostrar como pode trabalhar pela preservação do meio ambiente, o Brasil será engolido.

0
Charge publicada na página A2 em 17 de setembro de 2019 - Laerte/Folhapress

A mensagem que o país levará à abertura da Assembleia-Geral mostrará se o presidente vai abandonar as amarras ideológicas ou continuará torrando verdinhas aos trilhões.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.