Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian

Bolsonaro faz do ódio e do jogo sujo ferramentas do poder

Generais estrelados, Paulo Guedes e Sergio Moro são movidos por essa mesma máquina

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Não foi o tal gabinete da raiva, a ala ideológica do Planalto, as redes de apoio ao governo ou um aloprado da burocracia palaciana. Mais uma vez, quem distribui ofensas asquerosas e faz manobras desesperadas para obter ganhos políticos é o próprio presidente da República.

É inútil tratar os ataques do bolsonarismo e de suas hordas digitais como desvios impulsivos ou acidentais. O homem que ocupa o posto mais importante do país prova diariamente que o ódio e o jogo sujo irradiam do topo. São o método definitivo do grupo que está no poder.

Jair Bolsonaro não comete nenhum deslize quando desfere suas barbaridades. O insulto baixo e misógino à repórter Patrícia Campos Mello, da Folha, reflete sua inclinação permanente em difamar quem incomoda e desqualificar uma imprensa que vigia seus passos.

Jair Bolsonaro insulta a repórter Patrícia Campos Mello - Reprodução/TV Globo

O ataque feito aos risos não representa apenas uma degradação da Presidência. A exigência de decoro não é mera frescura. Está inscrita em lei para evitar que os detentores de cargos públicos abusem de suas posições de poder para perseguir críticos e praticar arbítrios.

Bolsonaro já mostrou que não se importa com as consequências desses atos. Construiu sua carreira na base da ofensa e cercou-se de bajuladores que gargalham com cada grosseria. Pouco antes de chegar ao Planalto, ainda foi absolvido pelo Supremo Tribunal Federal depois de dar declarações abertamente racista sobre um grupo de quilombolas.

As preocupações com a moralidade do cargo já estão superadas há tempos —e Bolsonaro ainda insiste em quebrar seus recordes. Nos últimos dias, o presidente da República se dedicou a espalhar hipóteses desvairadas e conspirações para tentar desatar os laços de sua família com um suspeito de chefiar uma milícia.

Não importa se os generais estrelados dão prestígio ao Planalto, se Paulo Guedes faz girar os números do PIB ou se Sergio Moro leva camisetas amarelas às ruas para apoiar o combate à corrupção. Todos são movidos por essa mesma máquina.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.