Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian

Bolsonaro fabricou crise de liderança e confiança com coronavírus

Presidente conduziu país por caminho perigoso ao sustentar discurso da 'fantasia'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Foi preciso que o vírus entrasse no Palácio do Planalto para que o presidente suspendesse sua anticampanha de saúde pública. Dias depois de dizer que a proliferação da covid-19 era fantasia, Jair Bolsonaro apareceu de máscara nas redes e sugeriu adiar os protestos a favor do governo marcados para domingo.

O presidente conduziu o país por caminhos perigosos no início da semana. Sustentou um discurso que desdenhava dos riscos e só corrigiu a rota depois que um assessor recebeu resultado positivo de teste para o vírus. Bolsonaro pode ter evitado prejuízos maiores, mas já fabricou uma crise de liderança e confiança.

Enquanto o mundo entrava em parafuso diante da pandemia e os mercados derretiam, ele fracassou em dar o devido senso de urgência ao combate ao vírus no Brasil. Sustentou, ao contrário, que a covid-19 não era "isso tudo que a grande mídia propaga" e repetia que "outras gripes mataram mais do que essa".

A atitude irresponsável pode ter desestimulado a prevenção de muita gente. Governantes, afinal, têm influência sobre o comportamento de seus apoiadores. Depois que Donald Trump menosprezou a crise do coronavírus, uma pesquisa Reuters/Ipsos mostrou que a proporção de democratas que consideravam a covid-19 uma ameaça era o dobro do percentual registrado entre republicanos.

No governo brasileiro, a negligência se alastrou. O secretário de Comunicação exibiu sintomas da doença e fez piada quando a notícia foi divulgada. Expôs o próprio presidente da República ao risco antes de receber o diagnóstico positivo. Nesse tempo, faltaram planos concretos para reagir à pandemia.
Bolsonaro expôs mais uma grande fragilidade diante de um episódio que exigia uma liderança firme. O presidente se mostrou incapaz de comandar respostas céleres a um problema claramente grave.

Acostumado a enfrentar inimigos imaginários, Bolsonaro fraquejou diante de uma crise real. O novo vexame deve alimentar ainda mais desconfianças em relação ao governo.

Live do presidente Jair Bolsonaro mascara
Live do presidente Jair Bolsonaro com máscara - Reprodução

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.