Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian

Com encenação, Bolsonaro produz novo fiasco na crise do coronavírus

Presidente mentiu e fez discurso político para esconder desprezo pela pandemia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jair Bolsonaro fabricou uma encenação constrangedora para tentar esconder o desprezo com que vem tratando o coronavírus. O presidente pôs uma máscara, chamou nove auxiliares e, depois de passar dias negando os perigos da pandemia, disse reconhecer a gravidade do problema. Produziu um novo fiasco.

Vinte dias após a detecção do vírus no país, Bolsonaro percebeu que sua conduta irresponsável diante da crise não resistiria a um simples encontro com a realidade. Participou pela primeira vez de uma entrevista coletiva sobre o assunto, mentiu sobre as próprias declarações e usou o espaço para fazer propaganda de um panelaço a favor do governo.

Bolsonaro quis reescrever a história para conter o derretimento de sua imagem. Disse estar em alerta desde o início de fevereiro, quando foram retirados os brasileiros do primeiro foco de contaminação, na China. Não quis lembrar, porém, que havia classificado a crise como uma fantasia há pouco mais de uma semana.

Paulo Guedes, Bolsonaro e Luiz Henrique Mandetta falam sobre o coronavírus - Sérgio Lima/AFP

O presidente ainda reagiu com desfaçatez incomparável ao tentar emplacar a versão de que jamais incentivou a adesão aos protestos do último domingo (15), desrespeitando uma clara recomendação das autoridades contra aglomerações públicas.

Existem ao menos três comprovações da fraude: uma convocação distribuída por Bolsonaro a aliados por WhatsApp, um discurso em que ele pedia que a população participasse dos atos e uma publicação em que a Secretaria de Comunicação fazia propaganda das manifestações.

Incapaz de liderar uma resposta à pandemia, Bolsonaro optou por um discurso puramente político. Usou um espaço dedicado a informações sobre uma crise de saúde, com reflexos graves na economia, para divulgar um exótico panelaço a favor do governo --em resposta a um protesto marcado contra o presidente.

Nos minutos finais da entrevista, Bolsonaro se queixou e disse que o país tem o hábito de não se antecipar aos problemas. Não era uma autocrítica. "Infelizmente, aconteceu como prevíamos", fantasiou.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.