Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian

Ala do empresariado mantém maratona negacionista com Bolsonaro

Grupo dá palanque para propaganda de cloroquina e ataque a medidas restritivas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em março do ano passado, o empresário Flávio Rocha reclamava das medidas de restrição decretadas nos estados. "A recessão resultante de tirar a economia da tomada vai gerar muito mais mortes", disse. Cinco meses e 115 mil mortos depois, o dono da Riachuelo falava em imunidade de rebanho e dizia que o cenário era de "pós-pandemia".

"Existem dados para todos os gostos. O ser humano é pessimista, presta mais atenção às notícias más do que às boas. Isso porque, pela seleção natural, os otimistas morreram mais rapidamente", filosofou, em entrevista à Folha, em agosto.

Com ou sem pessimismo, o número de mortes no Brasil triplicou desde então. Alguns empresários, no entanto, preferem continuar firmes na maratona negacionista da pandemia. Preocupados com o sucesso dos próprios negócios, eles aproveitam que há um porta-estandarte desse movimento no posto político mais importante do país.

Ministros dão entrevista na saída do jantar de Jair Bolsonaro com empresários na casa de Washington Cinel - Mathilde Missioneiro/Folhapress

Rocha e alguns colegas estiveram com Jair Bolsonaro na última quarta (7). O presidente encontrou um ambiente amistoso, recebeu alguns aplausos, repetiu sua ladainha sobre o tratamento com remédios ineficazes contra a Covid-19 e fez mais um ataque violento às medidas restritivas. Nem parecia que o país havia chegado a 4 mil óbitos num dia.

Um dos convidados era o dono da Multiplan, controladora de shopping centers. Em abril do ano passado, a empresa publicou um anúncio em que sugeria que a gripe comum e a pneumonia causavam mais mortes do que a nova doença. "O desemprego e a fome podem gerar consequências tão ou mais letais que o coronavírus", afirmava o texto.

O anfitrião do jantar com Bolsonaro foi Washington Cinel, dono de empresas de segurança e alimentos. Ele defendeu esforços para acelerar a vacinação e explicou o motivo à repórter Joana Cunha: "O cara fica doente, não vai trabalhar, você precisa contratar outro. O que nós estamos perdendo com isso é incrível a nível econômico. Esse é o grande problema, além das mortes, logicamente".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.