Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian

Depoimento prova que é impossível defender o governo falando a verdade

Na CPI, Wajngarten esconde campanhas negacionistas e tenta proteger autores do desastre

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ex-secretário Fabio Wajngarten lançou mais do que um punhado de contradições, versões desencontradas e puras mentiras na CPI da Covid. Ele queria proteger o antigo chefe Jair Bolsonaro, mas provou que é impossível defender o governo falando a verdade.

O aliado do presidente tentou descrever uma gestão que seguia orientações das autoridades de saúde na área de comunicação. Não colou. Ele teve que esconder a campanha que dizia que a cloroquina apresentava “bons resultados” contra a Covid e as postagens contra medidas de isolamento, feitas em março de 2020 pela Secretaria de Comunicação.

O ex-secretário de Comunicação da Presidência Fábio Wajngarten fala na CPI - Jefferson Rudy/Agência Senado/AFP

Wajngarten, aliás, chegou a dizer que não conhecia estas últimas publicações e declarou que estava afastado da função porque se recuperava da Covid. Era mentira. Na ocasião, ele mesmo gravou uma conversa com o deputado Eduardo Bolsonaro e declarou que despachava com sua equipe para aprovar as campanhas de comunicação do governo.

O depoente também recorreu ao malabarismo. Antes de ir à CPI, o ex-secretário disse à revista Veja que o país havia sido prejudicado na compra de vacinas pela incompetência da “equipe que gerenciava o Ministério da Saúde”. Agora, ele alega que não se referia a Eduardo Pazuello. A não ser que o general fosse apenas um visitante na Esplanada, a tentativa de protegê-lo não vai funcionar.

Quando resolveu contar histórias reais, o ex-secretário encrencou o governo. Wajngarten confirmou que o presidente ignorou uma carta em que a Pfizer oferecia vacinas ao país, ainda em setembro. A farmacêutica avisou que a celeridade da negociação era “crucial”, mas o Palácio do Planalto levou mais de dois meses para dar um sinal de vida.

Os bolsonaristas ficaram aflitos. Uma deputada foi à CPI para protestar contra os senadores, e um filho do presidente apareceu para chamar o relator da comissão, Renan Calheiros (MDB), de vagabundo.

Se a sessão causou incômodo, o depoimento de Pazuello na semana que vem deve levar o governo ao desespero.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.