Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian

Em vez de trabalhar, Bolsonaro aposta no vandalismo político

Com medo da CPI e com medo de perder a eleição, presidente investe na confusão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jair Bolsonaro pagou caro pelo apoio do centrão, mas não conseguiu formar maioria na CPI da Covid para se defender. O governo levou um baile tão grande nas primeiras semanas de investigação que o presidente precisou despachar o filho até a comissão para tumultuar o ambiente e chamar o relator Renan Calheiros (MDB) de "vagabundo".

Essa é a arma mais usada pelo bolsonarismo quando se vê acuado: em vez de trabalhar, recorre ao vandalismo político. Com a negligência federal exposta de maneira indefensável, a única saída para o presidente é agitar suas bases e depredar as instituições que o incomodam.

Bolsonaro patrocinou a primeira tentativa de balbúrdia na CPI ao estimular o desvio do foco das investigações para estados e municípios. Agora, ele fabrica animosidade com os integrantes da comissão para desqualificar o relatório que deve incriminá-lo. "Temos um vagabundo inquirindo pessoas de bem no nosso país", disse, em referência a Renan.

O objetivo do presidente não é apenas criar distrações momentâneas, mas provocar também confusões permanentes. A insistência em fazer circular suspeitas disparatadas de fraude nas urnas eletrônicas é um dos principais investimentos de longo prazo do bolsonarismo.

Há mais de um ano, Bolsonaro lançou suas primeiras acusações falsas de irregularidades sobre a eleição de 2018. Prometeu apresentar provas "brevemente", mas é claro que elas nunca apareceram. Mesmo assim, ele conseguiu inaugurar seu projeto para esculhambar previamente a próxima disputa presidencial.

Na última semana, Bolsonaro dobrou a aposta. Ele falou três vezes na instalação de um método de impressão de votos na urna eletrônica e repetiu outras duas vezes a ameaça de que "só Deus" pode tirá-lo da cadeira de presidente. Não é o que indicam as últimas pesquisas.

Bolsonaro tem medo da CPI e tem medo de ser derrotado na corrida à reeleição. Como não gosta de governar, só resta ao presidente estimular a desconfiança e a desordem.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.