Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian
Descrição de chapéu datafolha

Bolsonaro renova desgaste registrado após demissão de Moro

Saída de ex-juiz e pandemia afastaram eleitor rico; suspeitas na vacina chegam aos mais pobres

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os números da popularidade de Jair Bolsonaro sugerem que as suspeitas na compra de vacinas podem resultar num abalo determinante na imagem do presidente. A nova pesquisa Datafolha mostra que o desgaste do governo chegou a segmentos da população que até aqui não o associavam à corrupção.

Bolsonaro pode ter sofrido um golpe semelhante ao que ocorreu com a demissão de Sergio Moro. Depois da saída do ex-juiz, 40% dos brasileiros diziam que o presidente era desonesto. O recorte da população por grau de instrução era revelador: 34% dos brasileiros com ensino fundamental completo tinham essa visão, enquanto o índice chegava a 49% no segmento com ensino superior.

Na ocasião, Bolsonaro começou a perder o apoio de eleitores mais ricos e escolarizados, reduto em que Moro era mais popular. A gestão desastrosa da pandemia agravou esse afastamento, e o presidente se agarrou a eleitores de baixa renda amparados pelo auxílio emergencial.

A redução do valor do benefício baixou o escudo que o governo tinha nessa fatia. Com isso, a CPI da Covid e as suspeitas sobre a negociação de vacinas provocaram danos mais significativos ao presidente.

Nenhum atributo negativo ganhou tanta adesão no último ano quanto a visão de que Bolsonaro é desonesto. Essa percepção subiu para 52%, mas a pior notícia para o governo é que ela se espalhou pelos segmentos da população: está presente no grupo de escolaridade mais baixa (53%) e na faixa mais alta (54%).

Nesse quesito, Bolsonaro está em situação mais delicada do que Dilma Rousseff no início de seu segundo mandato. Em fevereiro de 2015, pouco antes dos primeiros protestos contra o governo, 47% dos brasileiros achavam a presidente desonesta.

Depois da demissão de Moro e do agravamento da pandemia, Bolsonaro não conseguiu recuperar sua taxa de apoio entre os mais ricos e escolarizados. Agora, a imagem de desonestidade entre os mais pobres pode interditar o caminho até a reeleição ou mesmo abreviar seu mandato.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.