Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian

General dos EUA mostra como barrar presidente que tenta melar eleições

Segundo livro, Mark Milley sentiu cheiro de golpe e fez plano para conter Trump

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O general americano Mark Milley sentiu o cheiro do golpismo. Maior autoridade militar dos EUA, o chefe do Estado-Maior Conjunto percebeu a movimentação de Donald Trump para incitar uma rebelião e permanecer no poder após ser derrotado nas urnas. Ele procurou colegas comandantes e discutiu planos para conter o presidente.

A formação de uma trincheira contra Trump é narrada num livro dos repórteres Carol Leonnig e Philip Rucker, do jornal The Washington Post. Em trechos divulgados pela CNN, o general mostra o que pode acontecer quando militares se recusam a apoiar um presidente interessado em melar as eleições.

Segundo o livro, Milley tinha preocupação com os protestos convocados por Trump para atacar o resultado das eleições de 2020. Ele teria dito a aliados que os manifestantes mais radicais pareciam uma milícia política. No Brasil, generais passeavam de helicóptero com o presidente durante atos que pediam o fechamento do Congresso e do STF.

General Mark Milley e o então presidente americano Donald Trump durante evento em dezembro de 2018 - Jim Young/Reuters

Milley levava a sério a aventura golpista de Trump. Os autores contam que o general pediu à sua equipe que ficasse atenta a gestos do presidente para incitar a desordem. Ele acreditava que a Casa Branca queria aproveitar distúrbios para tomar medidas de exceção, mandar soldados para as ruas e criar um ambiente para evitar a posse de Joe Biden.

A atuação para garantir a democracia se deu nos bastidores. Depois da invasão do Capitólio, no dia 6 de janeiro, o general passou a falar diariamente com auxiliares diretos de Trump para garantir que a transição ocorresse pacificamente. Por aqui, ministros e comandantes preferem agir em sintonia com o presidente.

O livro relata que Milley considerava impossível um golpe de Trump porque ele não teria o apoio de militares, da CIA e do FBI. “Nós somos os caras com as armas”, teria dito, segundo os autores. Jair Bolsonaro se antecipou aos obstáculos enfrentados pelo ídolo americano: alguns chefes das Forças Armadas, da Abin e da PF falam a língua do presidente.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.