Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian

Bolsonaro terá que rifar Paulo Guedes agora ou em 2022

Ministro tem poucas chances de sobreviver a eleição que terá economia como questão central

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na campanha de 2014, Dilma Rousseff demitiu o ministro da Fazenda pela imprensa. Com uma economia em desaceleração, aliados e investidores cobravam sinais de mudança naquela área caso ela fosse reeleita. A três meses do fim do mandato, a petista antecipou o destino de Guido Mantega durante uma entrevista coletiva: "governo novo, equipe nova".

No início de setembro, a reeleição da presidente estava em risco. Marina Silva dividia com a petista a liderança nas pesquisas e vencia por 48% a 41% no segundo turno. Dilma segurava Mantega na cadeira até então, mas cedeu para acalmar empresários e caciques do Congresso que ameaçavam pular do barco.

Ameaças políticas e eleitorais também devem selar o destino de Paulo Guedes. Líderes do centrão escancararam um processo de fritura do ministro, com o objetivo de ampliar sua influência na definição das despesas do governo. Mesmo que sobreviva no cargo, o chefe da equipe econômica já tem prazo de validade.

Políticos governistas mantêm apoio à reeleição de Bolsonaro porque acreditam numa recuperação de popularidade até o ano que vem, mas não topam encarar uma campanha que aponte para a continuidade da agenda de Guedes.

Parte dos aliados quer a demissão imediata do ministro. Uma fatia mais larga prefere que ele permaneça, enfraquecido, com seus poderes transferidos ao centrão. Ainda assim, Guedes tem poucas chances de sobreviver a uma campanha em que a economia será um ponto central.

Largando em desvantagem, Bolsonaro não terá condições de sustentar uma plataforma de corte de gastos e limitação de programas governamentais. Para alguns políticos, não bastará ao presidente prometer um caminho diferente; ele terá que afastar a imagem de Guedes de um eventual segundo mandato.

A revelação de uma empresa num paraíso fiscal foi só um pretexto do centrão para fragilizar ainda mais o ministro. É a política que vai obrigar Bolsonaro a rifar seu "posto Ipiranga" —agora ou em 2022.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.