Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian
Descrição de chapéu desmatamento

Governo entrega pacote completo de incentivo ao desmatamento

Com omissão de dados sobre devastação da Amazônia, Bolsonaro estimula e acoberta crimes ambientais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jair Bolsonaro entregou um pacote completo de incentivos aos desmatadores. Além de estimular atividades que provocam a devastação ilegal, o presidente e seus auxiliares desmontaram estruturas de fiscalização, reduziram a aplicação de multas ambientais e, por fim, agiram para acobertar os crimes cometidos nas florestas.

O governo omitiu dados que apontaram uma alta de 22% no desmatamento na Amazônia em 2020 e 2021. Os números estavam num relatório produzido pelo Inpe em 27 de outubro, quatro dias antes do início da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. O material ficou escondido até a última quinta (18), depois do fim do evento.

Este é apenas mais um escândalo da manjada política de Bolsonaro para o meio ambiente. O presidente encoraja a ação de garimpeiros e madeireiros nas florestas, enquanto implica com as estatísticas que mostram os efeitos dessa agenda.

No primeiro ano de mandato, Bolsonaro mandou demitir o diretor do Inpe ao saber de números incômodos sobre a devastação da Amazônia. O presidente disse que, a partir de então, o chefe do órgão deveria mostrar os dados negativos ao Planalto antes da divulgação. "Ele vai apresentar os números para mim, se forem alarmantes", declarou.

Bolsonaro sabia que as cifras ficariam cada vez piores. Desde o começo do governo, o presidente trabalha para impedir a destruição de máquinas usadas no desmatamento ilegal. Além disso, o Ministério do Meio Ambiente desestimulou a emissão de multas por crimes ambientais –o que fez com que as autuações despencassem nos últimos anos.

A máquina federal prefere ajudar quem desmata. Não é coincidência que um ex-ministro seja investigado sob suspeita de facilitar um esquema de exportação ilegal de madeira.

O governo tem mais interesse em esconder e manipular a certidão de óbito do que em evitar o crime. O corpo, no entando, continua ali: de agosto de 2020 a julho deste ano, foram derrubados 13.235 km² de floresta.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.