Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian

Moro trabalha para roubar de Bolsonaro eleitor de direita

Na largada, ex-juiz tenta seduzir conservadores, militares e viúvos de Paulo Guedes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Sergio Moro fez questão de assumir o rótulo da direita na corrida pelo Palácio do Planalto. Depois de servir ao governo Jair Bolsonaro, o ex-juiz mostrou que vai trabalhar para roubar do presidente essa fatia do eleitorado.

Em seu primeiro pronunciamento depois de se filiar a um partido, nesta quarta-feira (10), Moro tentou exibir uma plataforma mais ampla do que os lemas anticorrupção que ele explorou para ganhar projeção política.

O ex-juiz fez um discurso de quase 50 minutos em que citou valores cristãos, a proteção da família, o livre mercado, reformas econômicas e um aceno às Forças Armadas.

Sergio Moro durante evento de filiação ao Podemos, em Brasília - Adriano Machado/Reuters

Moro apresentou um projeto que deixa poucas dúvidas sobre os rumos de sua campanha. Se entrar na corrida presidencial, ele tentará seduzir o eleitor que votou em Bolsonaro em 2018. A ideia é convencer esse grupo de que ele tem compromisso com princípios semelhantes aos do atual governo, mas com mais chances de derrotar Lula num segundo turno.

O ex-juiz tentou acoplar uma nova agenda a sua fixação pela bandeira do combate à corrupção. Moro disse que este deve ser o caminho para reduzir desigualdades e gerar emprego, mas também para "proteger a família" e "viabilizar as reformas" —destacando os ajustes econômicos que costumam encantar segmentos que apoiaram o capitão na última campanha.

São tiros múltiplos para acertar o mesmo alvo. Ao repisar o discurso da corrupção, Moro ativa o antipetismo que ajudou a impulsionar Bolsonaro há três anos. Da mesma forma, ele se esforça para descolar eleitores de seu ex-chefe, piscando para os viúvos de Paulo Guedes e assumindo o papel de porto seguro para conservadores.

O primeiro grupo recebeu um recado quando o ex-ministro falou em combater as desigualdades com "mais do que programas de transferência de renda", recorrendo à cartilha liberal que destaca a educação e o emprego como mecanismos para tirar a população da pobreza.

Num trecho direcionado aos conservadores, Moro falou em preservar a família brasileira da violência, da desagregação e das "drogas que ameaçam nossas crianças". Para completar, prestou reverência às Forças Armadas, prometendo se diferenciar de Bolsonaro ao rejeitar a exploração dos militares para interesses pessoais.

A campanha do ex-juiz abre uma disputa direta pelos votos da direita neste que talvez seja o momento de maior fragilidade política do presidente. Esse cenário deve favorecer Moro agora, mas também pode reacender as lembranças de sua passagem por um governo desastroso.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.