Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian

Registro eleitoral de Sergio Moro chega com anos de atraso

Personagem da arena política, ex-juiz continuará vestindo toga como pré-candidato

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em novembro de 2017, Sergio Moro dizia que migrar para o campo eleitoral seria um movimento inapropriado, tanto naquela época como no futuro. O próprio juiz admitia o problema. "Isso poderia colocar em dúvida a integridade do trabalho que eu fiz até o presente momento", disse, num seminário da revista Veja.

Na ocasião, Moro já era um personagem daquela arena. Ele defendia a decisão de divulgar uma gravação que ampliou a turbulência do impeachment de Dilma Rousseff e chefiava um processo contra o candidato que liderava as pesquisas para a eleição seguinte. O juiz, no entanto, tentava traçar uma linha para afastar a ideia de que buscava um benefício político direto com sua atuação.

Esse limite foi ultrapassado um ano depois, quando Moro aceitou entrar no governo de Jair Bolsonaro, e será totalmente apagado na próxima semana. O ex-juiz anunciou oficialmente que vai se filiar ao Podemos e assumiu de vez o papel de pré-candidato em 2022.

O registro eleitoral de Moro chegou com anos de atraso. Antes da última corrida ao Planalto, o juiz era assediado por partidos e aparecia nas pesquisas como um nome competitivo. Ele não assinou nenhuma ficha de filiação, mas mexeu no tabuleiro: condenou o ex-presidente Lula e, às vésperas da eleição, divulgou o depoimento de um delator que acusava o petista de corrupção.

Os planos eleitorais de Moro ficaram de lado porque ele reconhecia que suas decisões na Lava Jato seriam questionadas caso ele vestisse o figurino de candidato. Ele mesmo, porém, desencadeou esse processo ao longo da operação, como indicam as mensagens que ele trocava com procuradores da força-tarefa, e no momento em que resolveu servir a Bolsonaro em Brasília.

Moro já pode ser chamado de ex-juiz há quase três anos, mas seu personagem político ainda veste toga. O pré-candidato só tem algum capital para qualquer disputa nas urnas porque assinou todas aquelas sentenças em Curitiba. Esse conflito continuará presente em 2022.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.