Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian

Alckmin pode provocar um 'efeito Biden' na candidatura de Lula

Nos EUA, democratas ampliaram base com candidato entediante para vencer a insensatez de Trump

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nos primeiros lances do processo de escolha de um candidato a presidente para a eleição de 2020, o Partido Democrata se dividiu. Uma ala queria Bernie Sanders, que conseguia energizar sua base com uma plataforma de justiça social e valores progressistas. O campo moderado tentava vender Joe Biden como uma escolha segura e previsível –um candidato entediante para enfrentar a insensatez de Donald Trump.

Um cálculo simples levou à opção pelo atual presidente americano. O partido precisava ampliar seu eleitorado para não repetir a derrota da disputa anterior. Biden foi um aceno a americanos que não se identificavam com itens da plataforma democrata, mas aceitavam votar num nome mais suave com o objetivo de tirar Trump do poder.

A jogada funcionou. Os democratas recuperaram parte do eleitorado trumpista, e Biden recebeu apoio até de velhos republicanos, que fundaram um grupo batizado de Lincoln Project. Outros tantos, como o senador Mitt Romney e o ex-presidente George W. Bush, rejeitaram Trump publicamente ou não apareceram para votar.

Geraldo Alckmin tem o potencial de provocar um efeito Biden na candidatura de Lula em 2022. O ex-tucano seria um componente principalmente simbólico na chapa do petista, mas pode ser suficiente para dar conforto a alguns críticos e opositores dispostos a votar no ex-presidente (ou faltar à eleição) para derrotar Bolsonaro.

Essa lógica se baseia no caráter antibolsonarista da próxima eleição –o que sugere que ela deve se aplicar com mais intensidade num eventual segundo turno entre Lula e o presidente. A ruína do atual governo e um agente neutralizante como Alckmin podem nivelar o caminho para políticos e eleitores de direita ou centro-direita que votaram em Bolsonaro em 2018.

Alckmin seria apenas um personagem desse ato. Na última disputa, os tucanos Fernando Henrique Cardoso e Tasso Jereissati ficaram neutros no segundo turno. O presidente do DEM, ACM Neto, declarou apoio a Bolsonaro. Nenhum deles parece interessado em repetir a dose em 2022.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.