Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian

Ministério usa máquina do governo para satisfazer caprichos de Bolsonaro

Audiência pública organizada às pressas serviu para mascarar sabotagem do presidente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Ministério da Saúde mobilizou a máquina do governo para satisfazer os caprichos de Jair Bolsonaro. Na reta final de 2021, a pasta abriu uma consulta pública com perguntas feitas sob medida para confundir os pais e dificultar a vacinação de crianças contra a Covid. Nesta terça-feira (4), organizou uma audiência pública para espalhar desinformação sobre os imunizantes.

A operação foi montada a jato. Em 16 de dezembro, o corpo técnico da Anvisa autorizou o uso da vacina da Pfizer em crianças de 5 a 11 anos. Naquela mesma noite, Bolsonaro atacou publicamente a decisão da agência: levantou riscos do imunizante e disse que divulgaria os nomes dos responsáveis pela análise. Dois dias depois, o Ministério da Saúde anunciou a tal consulta pública.

Um formulário foi divulgado na antevéspera do Natal. As perguntas eram direcionadas para atender aos critérios que Bolsonaro tentava inventar, como a apresentação de receita médica e de um termo de compromisso assinado pelos pais.

O objetivo da consulta não era obter uma análise sobre a segurança e a eficácia das vacinas. Essa avaliação já havia sido feita pela Anvisa e por uma câmara técnica do próprio Ministério da Saúde. A ideia, ao contrário, era criar dúvidas e adiar o início da aplicação das doses.

A enquete não saciou o desejo do presidente. O ministério realizou uma audiência pública em que deu espaço para conhecidos porta-vozes do movimento antivacina. Um deles citou os raríssimos casos de miocardite em crianças vacinadas. Ele não quis dizer que a incidência dessa inflamação é maior em crianças que desenvolvem Covid. A Anvisa se recusou a participar do evento.

Foi um espetáculo de manipulação política, com transmissão ao vivo pela TV oficial do governo. Em vez de realizar uma análise sóbria dos imunizantes e organizar o início da aplicação das doses, o Ministério da Saúde preferiu fertilizar teorias da conspiração. Tudo para dar uma aparência técnica à sabotagem diária liderada pelo presidente.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.