Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian

Bolsonaro tenta usar liderança de Lula nas pesquisas a seu favor

Presidente sente abandono e explora medo do PT para fazer cobrança a empresários

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jair Bolsonaro se sente abandonado. Depois de contar com o apoio de investidores e empresários para chegar ao Planalto, o presidente se queixou da apatia desses grupos com sua campanha à reeleição. No evento de um banco, ele se irritou com aqueles que consideram certa uma vitória de Lula nas urnas: "Dá para deixar rolar tudo numa boa? Quem chegar chegou? Tudo bem?".

O presidente tenta usar a seu favor a liderança do petista nas pesquisas e aplica uma tonalidade renovada à campanha do medo da volta de Lula. Nos últimos dias, ele agitou diante dos conservadores um perigo iminente da liberação do aborto e lançou maus agouros aos endinheirados que já fazem projeções econômicas para um futuro governo do PT.

Na conferência do banco, Bolsonaro falou como se a plateia tivesse deixado de acreditar nele. Disse que Lula representa riscos para as reformas dos últimos anos e cobrou apoio para espantar o velho fantasma vermelho. "Isso não significa nada para a classe pensante do Brasil? Acham que podemos flertar com o comunismo?", perguntou, aos gritos.

O discurso da ameaça petista ganha tração graças à vantagem de Lula nesta etapa da campanha. O presidente aproveita o cenário para buscar faíscas de antipetismo, começando por aqueles que receberam atenção especial de seu governo –ainda que sua incompetência tenha limitado os ganhos desses grupos.

Com Lula na frente, Bolsonaro busca credibilidade para sensibilizar os mais ricos com o perigo de reversão da agenda econômica. Para atingir os mais pobres, que ainda sofrem com a crise, ele procura canais adicionais e alega que o possível retorno do PT significará a liberação das drogas e do aborto no país.

Para mudar o retrato das pesquisas, Bolsonaro precisa do pessoal da base da pirâmide, mas a turma do alto também pode lhe ser útil. Além de reverter a sensação de tranquilidade com uma possível vitória de Lula, a tal "classe pensante" costuma ser essencial para líderes que ensaiam manobras autoritárias.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.