Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian

Bolsonaro usa fim de governo como carta de princípios para eleição

Presidente recicla promessas para reter apoio de policiais, conservadores e agronegócio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os três últimos anos foram intensos para Jair Bolsonaro. O presidente gastou toda a sua energia política e a verba pública que tinha à disposição para se segurar no cargo, atacar adversários, sabotar a vacinação e passear de jet ski. Faltou força para executar um programa de governo.

O Planalto decidiu reciclar as propostas feitas pelo capitão em 2018 e na permanente campanha pela reeleição que conduziu desde então. Numa portaria publicada na quarta-feira (9), o governo informou que daria prioridade a 45 projetos no Congresso nesta reta final de mandato. A lista foi feita sob medida para agitar alguns dos principais alvos de Bolsonaro na disputa eleitoral.

O pacote inclui desde os tradicionais disparates bolsonaristas e ideias já rejeitadas até pontos da agenda econômica que foram deixados ao relento pelo próprio presidente. Estão lá itens da reforma tributária e a privatização dos Correios –uma tentativa tardia de seduzir investidores para garantir seu apoio a Bolsonaro em mais uma eleição.

O presidente também decidiu retomar investidas que foram barradas no Supremo ou travadas pelo Congresso. Num aceno a grupos conservadores, ele renovou promessas de flexibilização da posse de armas de fogo, redução da maioridade penal e regulamentação do ensino domiciliar. O governo voltou ainda a oferecer proteção jurídica a policiais que matam em serviço.

Ninguém pode acusar Bolsonaro de ter perdido o foco desde a última campanha eleitoral. Para manter a fidelidade de eleitores ligados ao agronegócio e ao garimpo, o presidente deu destaque a propostas que afrouxam a fiscalização dos agrotóxicos e limitam a demarcação de terras indígenas –além de liberar a mineração nesses territórios.

Só há consenso e vontade política para aprovar uma fração dessa agenda, mas Bolsonaro está mais interessado em jogar com as expectativas de seu eleitorado. Em vez de governar o país, o presidente prefere buscar votos com uma carta de princípios para um segundo mandato.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.