Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian

Negociação de alianças abre campanha paralela por comando do Congresso

Articulações envolvendo Lula e Bolsonaro incluem cálculos para presidências da Câmara e do Senado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

As articulações da corrida presidencial deram início a uma campanha paralela para definir o comando do Congresso a partir de 2023. A negociação de alianças envolvendo Lula e Jair Bolsonaro passou a incluir cálculos dos partidos interessados em ocupar as presidências da Câmara e do Senado num futuro governo.

Nas últimas semanas, os petistas voltaram a investir no apoio do PSD a Lula já no primeiro turno. Aliados do ex-presidente indicam que, em troca, podem oferecer à sigla um patrocínio à reeleição de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) na chefia do Senado.

O acordo interessa a Pacheco, que foi lançado ao Planalto, mas aparece com apenas 1% nas pesquisas. O PT ganharia mais: ampliaria a sua aliança eleitoral e agregaria um partido à base de Lula em caso de vitória.

O movimento antecipa uma disputa nos bastidores. Renan Calheiros (MDB-AL) é um simpatizante declarado do ex-presidente e tem interesse em voltar ao comando do Senado. O emedebista esteve com Lula na segunda (31) e tenta fazer com que seu partido declare apoio ao petista.

O ex-presidente Lula é recebido pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL) durante caravana pelo Nordeste em 2017 - Marlene Bergamo/Folhapress

O comando da Câmara também aparece na matemática dos partidos. A inédita formação de federações pode dar origem a superbancadas que vão influenciar a escolha do próximo presidente da Casa. O interesse do PT numa união com outras legendas de esquerda tem o objetivo de criar uma base alternativa ao centrão na disputa por esse posto.

A ideia é reduzir o espaço de Arthur Lira (PP-AL). O atual presidente da Câmara tem sua reeleição praticamente garantida em caso de vitória de Bolsonaro, mas também será um candidato competitivo se Lula vencer –graças a uma habilidosa política interna feita com a distribuição de verbas do governo.

Num segundo mandato de Bolsonaro, não há dúvidas de que o centrão continuaria dando todas as cartas. Além da Câmara, o grupo ainda ganharia peso na disputa pelo comando do Senado. Operador da campanha para reerguer o presidente na disputa, Ciro Nogueira (PP-PI) é o nome que desponta nessa corrida.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.