Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian
Descrição de chapéu inflação juros

Novo choque de preços já pesa sobre plano político de Bolsonaro

Eleitor reage com rapidez a inflação e lança responsabilidade sobre o presidente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os candidatos a presidente encontrarão na campanha um eleitor sensível aos sobressaltos da economia. Depois de terem flertado com um certo otimismo no fim do ano passado, os brasileiros voltaram a enxergar tempos difíceis com o novo choque da inflação.

Em dezembro, o Datafolha havia registrado uma melhora das expectativas econômicas da população. Naquela época, o índice de entrevistados que diziam esperar uma subida de preços passou de 69% para 46%. Os primeiros meses de 2022, com a disparada dos combustíveis e a resistência da inflação dos alimentos, viram uma reversão desse alívio.

Hoje, três de cada quatro brasileiros acham que os preços vão subir mais –uma proporção comparável à registrada nos piores momentos da pandemia. A variação dos números reflete o peso que o tema terá na eleição e o risco à tendência de recuperação projetada por Jair Bolsonaro.

A nova pesquisa registrou um aumento generalizado de sentimentos negativos em relação à economia em todos os níveis de renda, regiões e grupos partidários. No caso dos eleitores mais pobres, 76% dizem esperar mais inflação, e 55% acham que o desemprego vai subir.

Esse ambiente é especialmente perigoso para Bolsonaro porque a percepção de mal-estar econômico ficou atrelada, em larga medida, à atuação do governo: 75% dos entrevistados atribuem ao presidente muita ou alguma responsabilidade pela nova onda de alta de preços, e 68% dizem o mesmo sobre o aumento específico dos combustíveis.

O mau humor abala uma linha mestra do discurso de Bolsonaro sobre o assunto: a transferência de responsabilidades para outros atores. Ainda que a guerra tenha desorganizado o mercado de petróleo e a Petrobras pratique sua política de preços com certa liberdade, a maioria do eleitorado ainda liga o presidente à gasolina mais cara.

Saio de férias pelas próximas semanas e volto em maio. Até lá!

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.