Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian

Bolsonaro já deixou sua marca no STF, mesmo sem maioria na corte

Tribunal entrou no jogo do presidente com reações tímidas, excessos e condescendência

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ciclo liderado por Donald Trump pode ter produzido um abalo histórico na Suprema Corte dos Estados Unidos. Com três nomeações, o ex-presidente construiu no tribunal uma maioria que se mostra disposta a reverter o direito ao aborto no país, derrubando um entendimento que está de pé há quase 50 anos.

Governantes populistas costumam tratar as instituições —incluindo o Judiciário— como campos de batalha políticos. Trump conseguiu transformar a Suprema Corte do país numa máquina capaz de lhe oferecer vitórias nessa trincheira. Jair Bolsonaro busca um caminho parecido. Até agora, o brasileiro não conta com maioria no STF, mas seu governo já foi capaz de mudar o tribunal.

Além de puxar integrantes da corte para a arena eleitoral, Bolsonaro encara a composição do STF como um tema de campanha. Ele já prometeu repetir a lógica da indicação de André Mendonça para o tribunal e disse a seus apoiadores que a escolha de dois ministros no próximo mandato é "mais importante do que a eleição para presidente".

Jair Bolsonaro participa da cerimônia de posse de Luiz Fux na presidência do STF, em setembro de 2020 - Pedro Ladeira/Folhapress

Bolsonaro tem a chance de avançar sobre a composição do plenário se for reeleito. Com quatro ministros, ele ainda não teria o domínio da corte, mas dobraria suas chances de interromper julgamentos incômodos ou obter decisões individuais a favor do governo.

Ainda que seja forçado a sair do Palácio do Planalto em 2023, o capitão vai deixar suas marcas: além dos dois bolsonaristas com assento na corte, o STF terminará o governo rendido a uma deformação institucional estimulada com frequência pelo próprio presidente.

O Supremo se tornou uma peça do jogo de Bolsonaro ao oscilar entre reações tímidas às investidas do capitão e alguns excessos nas ferramentas usadas para combatê-las. Somou a isso uma certa condescendência com ameaças militares e uma espera interminável por qualquer sinal de distensionamento emitido pelo Planalto. Essas cicatrizes não devem desaparecer com uma simples virada no calendário.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.