Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian
Descrição de chapéu petrobras

Bolsonaro opera no limite dos prejuízos políticos com a inflação

Pressão contínua sobre Petrobras mostra que governo não quer desperdiçar centavos até a eleição

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O governo mostrou que tem um cobertor curto para lidar com os apertos eleitorais de Jair Bolsonaro. Nos últimos dias, o presidente e seus auxiliares lançaram cobranças sobre a cúpula da Petrobras para adiar um novo aumento da gasolina e do diesel. O plano era segurar esse reajuste e esperar a aprovação no Congresso de mudanças nos impostos estaduais sobre os combustíveis.

A pressão sobre a estatal não é nenhuma novidade, mas as movimentações sugerem que Bolsonaro opera no limite dos prejuízos políticos que pode suportar nesse tema.

O governo trata a limitação da cobrança de ICMS e outras medidas para os combustíveis como torpedos sobre os preços, capazes de reduzir o litro da gasolina em até R$ 1,65. Bolsonaro pareceu ainda mais confiante durante uma entrevista: fez uma conta de padeiro e disse que o valor cobrado poderia cair até R$ 2.

O presidente não quer que as boas notícias sejam diluídas caso a Petrobras anuncie um reajuste antes que o corte nos preços comece a valer. O aumento projetado pela empresa teria a dimensão de poucas dezenas de centavos, mas o anúncio seria suficiente para manchar o que o governo espera vender como uma vitória.

Bolsonaro quer evitar a repetição de um revés que sofreu em março. Na ocasião, ele pediu à Petrobras que adiasse um reajuste e aguardasse a aprovação de outro projeto que alterava a cobrança de ICMS. A estatal não atendeu ao pedido e anunciou um aumento de mais de 18% na gasolina e de quase 25% no diesel –o que anulou a redução de impostos.

O presidente ficou furioso e acusou a Petrobras de cometer um "crime contra a população". Semanas depois, Joaquim Silva e Luna foi demitido do comando da empresa.

Um eventual aumento agora seria menos pesado, mas ainda provocaria algum dano, já que o próprio Bolsonaro andou fazendo propaganda do corte de preços. A matemática política do governo nesse caso é um sinal de que o presidente não pode se dar ao luxo de desperdiçar nenhum centavo até a eleição.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.