Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian

Lula vai ao feirão partidário enquanto PT briga com velhos aliados

Acerto com nanicos para favorecer ex-presidente coincide com embate entre petistas e PSB no Rio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A campanha de Lula foi atrás de três conhecidas bancas do feirão partidário para fechar negócio na corrida presidencial. O petista costurou a desistência de Luciano Bivar (União Brasil), fechou uma aliança com a nova direção do Pros e está prestes a confirmar a saída de André Janones (Avante) da disputa.

Lula decidiu fazer um investimento pesado nesse trio de nanicos na reta final do período de definição das candidaturas deste ano. O plano do ex-presidente é tirar de campo nomes que poderiam ser a opção de 2% ou 3% dos eleitores e melhorar os cálculos para ampliar suas chances de vitória no primeiro turno.

O PT quer beliscar parte dos votos com o apoio público de Janones. Também projeta que os poucos eleitores de Pablo Marçal (Pros) vão se pulverizar e acredita que a nova candidata do União Brasil, a senadora Soraya Thronicke, não vai receber do partido o mesmo impulso que Bivar, chefe da legenda.

A matemática favorece Lula, mas o retorno não é tão garantido quanto os petistas gostariam. Os sinais às vésperas do início oficial da campanha mostram Jair Bolsonaro com algum fôlego para ganhar terreno e tornar a disputa mais apertada.

Mas a negociação com os três nanicos no mercado eleitoral mostra que o time do ex-presidente está disposto a reforçar essa aposta. Além disso, emite um sinal intenso de pragmatismo em relação à campanha de Lula, num momento em que o PT se estranha com velhos aliados dentro de seu campo ideológico.

O comando do partido no Rio anunciou a decisão de romper com a candidatura de Marcelo Freixo (PSB) ao governo do estado. É a ameaça final dos petistas para que o PSB retire o nome de Alessandro Molon da corrida pelo Senado e deixe o caminho livre para André Ceciliano (PT).

A esquerda age como se estivesse com um pé no governo do Rio e outro na vaga do Senado. Não é bem assim. A disputa contra a máquina do governador bolsonarista Cláudio Castro (PL) vai ser dura e ainda pode dificultar a vida de Lula no estado.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.