Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian

Plano de Bolsonaro é fechar última janela da direita democrática

Presidente conta com omissão de atores desse campo e impõe método golpista como peça central de ação política

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jair Bolsonaro não quer apenas se firmar como autoproclamado líder da direita no país. Os primeiros movimentos do presidente e seus seguidores após perder a eleição mostram que eles vão trabalhar para impor a esse campo a marca do personalismo e manter o método antidemocrático como peça central de ação política.

Em seu breve discurso de derrota, Bolsonaro disse representar uma doutrina que defende "a liberdade econômica, a liberdade religiosa, a liberdade de opinião, a honestidade e as cores verde e amarela". Mas seu principal recado foi um estímulo para que seus apoiadores contestem o resultado da eleição.

Milhares de bolsonaristas captaram a mensagem, mantiveram interdições em rodovias e marcharam para os quartéis para pedir um golpe militar. Com estradas paradas, mulheres grávidas e pacientes com câncer ficaram sem atendimento médico. No interior de São Paulo, um motorista furou um bloqueio e atropelou um grupo de pessoas.

Aqueles que pretendem continuar com o presidente "para o que der e vier" aceitaram comprar o pacote completo. A rejeição ao PT e a concordância com itens da pauta conservadora não permitem que eles se dissociem das raízes autoritárias do bolsonarismo.

Boa parte dos políticos vendidos como potenciais líderes de uma direita pós-bolsonarista continua agarrada ao presidente. Nenhum governador eleito desse campo pareceu disposto a romper com Bolsonaro ou condenar de maneira firme o golpismo instigado por ele.

A intenção do presidente é justamente sufocar uma direita democrática, tornar esse campo dependente de sua figura, empurrar a disputa política para longe do centro e tirar do eleitor alternativas competitivas para derrotar a esquerda. Se depender da covardia de alguns personagens, ele vai conseguir o que quer.

A janela para atores de direita que se consideram democratas não é de quatro anos. A omissão de autoridades e a adesão ao golpismo já começaram a moldar esse campo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.