Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian

Peso de Bolsonaro na crise yanomami vai muito além da omissão

Sequência consistente de decisões e estímulo ao garimpo ampliaram risco histórico à saúde indígena

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Um governante omisso pode alcançar a proeza de transformar um problema histórico numa crise grave, praticamente sem fazer esforço. Mas a negligência se torna quase uma virtude quando comparada a ações capazes de produzir uma tragédia.

A política do ex-presidente Jair Bolsonaro para os povos indígenas causaria inveja a países liderados por políticos puramente incompetentes. A situação dramática registrada na terra yanomami é o reflexo de uma sequência consistente de decisões tomadas para favorecer atividades ilegais e ampliar a vulnerabilidade dos povos que vivem na região.

Se Bolsonaro tivesse apenas ignorado programas e órgãos responsáveis pela área, os yanomamis seriam obrigados a conviver com um cenário crítico que conhecem há décadas, mas os estragos teriam sido menores. O governo não só desmontou essa rede de proteção como deu incentivo a atores que representam uma ameaça à saúde desses povos.

Bolsonaro sempre direcionou um estímulo claro ao garimpo em terras indígenas, mesmo quando essa atividade se dava fora da lei. O presidente e seus auxiliares dificultaram a fiscalização e deram declarações que garantiam impunidade a quem pretendia invadir a região.

Diversos fatores causaram prejuízo à saúde dos yanomamis ao longo dos anos, mas o garimpo ilegal tem um impacto agudo sobre essa população. "É o agravamento de uma crise que tem origens históricas", diz o médico Paulo César Basta, especialista em saúde dos povos indígenas.

A contaminação por mercúrio, a proliferação de mosquitos transmissores de doenças como a malária, a fuga de animais de caça, o desvio do curso de rios, a restrição do espaço de cultivo de alimentos e a introdução de drogas e álcool nas comunidades são alguns dos efeitos observados nas regiões de garimpo.

Assim como no meio ambiente, na gestão da pandemia e em outras áreas, o governo Bolsonaro escolheu um caminho que ampliou os riscos à população. Sua responsabilidade vai muito além da omissão.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.