Bruno Molinero

Coluna editada por Bruno Molinero, repórter de livros e mercado editorial da Ilustrada.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Molinero

Fora da Bienal do Rio, Ziraldo planeja presença em vídeo no evento

Após sofrer um AVC em 2018, cartunista vai gravar encontro com Mauricio de Sousa em sua casa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Desde que a Bienal do Livro do Rio de Janeiro começou a ser organizada —em 1983, quando ainda era feita no Copacabana Palace—, Ziraldo bate cartão religiosamente no evento. O criador do Menino Maluquinho sempre aparece por lá, principalmente para atender as filas quilométricas de fãs ávidos por autógrafos. 

Mas, após sofrer um AVC em 2018, Ziraldo vai ficar em casa nesta edição do evento, que começa na sexta-feira (30). Sua participação vai acontecer na forma de vídeo, que será exibido em looping no estande da Melhoramentos. 

O registro será gravado na própria sexta, quando o cartunista receberá Mauricio de Sousa em sua casa. Os dois acabam de lançar “5, 4, 3, 2, 1 - Mônica e Menino Maluquinho Perdidos no Espaço”. Estarão também no encontro Manuel Filho, José Filho, além de Sidney Gusman e Edra.

Houve ainda uma tentativa frustrada para que a exposição “Os Planetas de Ziraldo”, que exibe trabalhos originais do cartunista, fosse levada à Bienal. A mostra estava em cartaz em São Paulo até o fim de junho. Não houve acordo entre a editora e a organização do evento sobre os custos com seguro, transporte e montagem.

MÃE VOLTOU Valter Hugo Mãe retorna ao Brasil depois de apenas dois meses da última visita —agora, ele participa da Balada Literária, evento que homenageia Paulo Freire na edição deste ano. O escritor visitará pela primeira vez a periferia de São Paulo, em 7 de setembro, quando dará aula aberta sobre poesia portuguesa feita por mulheres na biblioteca Padre José de Anchieta, em Perus. Ele fala sobre Andreia C. Faria, Ana Tecedeiro e Margarida Vale de Gato.

DIVERSIDADE A Seguinte lança na segunda (26) o Clipop - Concurso de Literatura Pop, que vai premiar originais de ficção para o público infantojuvenil e jovem. Segundo a editora, que será responsável pela comissão julgadora, serão priorizados “protagonistas que fazem parte de uma minoria da qual o autor faz parte”. É um aceno ao movimento americano #OwnVoices.

UM BRASIL Milton Hatoum assina a orelha de “Brasil em Colapso”, da editora Unifesp, que reúne artigos de 16 pesquisadores sobre a situação atual do país. Nomes como Marcos Nobre, Renato Janine Ribeiro e Esther Solano Gallego, que fez a organização da obra, analisam temas como ascensão da nova direita e o início do governo Bolsonaro.

OUTRO BRASIL A editora Âyiné prepara para o fim do ano o lançamento de “Conhecimento por Presença – Introdução à Filosofia de Olavo de Carvalho”, de Ronald Robson, que é aluno de Carvalho desde 2009. Em seis capítulos, ele apresenta as principais ideias do guru de Jair Bolsonaro. 

A Lote 42 lança em setembro ‘A Mão do Pintor’, romance gráfico da argentina María Luque que mistura ficção com a história do pintor Cándido López, que lutou na Guerra do Paraguai
TRINCHEIRA - A Lote 42 lança em setembro ‘A Mão do Pintor’, romance gráfico da argentina María Luque que mistura ficção com a história do pintor Cándido López, que lutou na Guerra do Paraguai - Divulgação

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.