Bruno Molinero

Coluna editada por Bruno Molinero, repórter de livros e mercado editorial da Ilustrada.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Molinero

Biblioteca Nacional lança portal de literatura infantil e juvenil em novembro

A instituição e o governo português preveem ainda para o ano que vem a primeira edição do prêmio Monteiro Lobato

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Biblioteca Nacional planeja o lançamento de duas novas Brasilianas, páginas temáticas na internet que reúnem materiais da instituição e de parceiros.

A primeira deve ser lançada em novembro e vai disponibilizar um acervo de literatura infantil e juvenil. “A ideia surgiu depois que a obra do Monteiro Lobato entrou em domínio público, no início deste ano, mas vamos reunir também outros materiais e autores, inclusive livros para crianças publicados no Brasil antes de Lobato”, diz Helena Severo, presidente da Biblioteca Nacional.

O lançamento do site deve ser acompanhado de um seminário sobre literatura para esse público na sede da instituição, no Rio de Janeiro.

Já no início de 2020 deverá entrar no ar uma Brasiliana cartográfica, com mapas da biblioteca e de outros órgãos ligados ao governo, caso do Itamaraty e da Marinha.

A instituição e o governo português preveem ainda para o ano que vem a primeira edição do prêmio Monteiro Lobato, que vai seguir o formato do Camões —principal premiação literária em língua portuguesa. Na versão infantil, um autor de livros para crianças será premiado a cada dois anos pelo conjunto da obra.

Ilustração do livro "Era Uma Vez en la Fronteira Selvagem"
Ilustração do livro "Era Uma Vez en la Fronteira Selvagem", de Douglas Diegues - Divulgação

HOLA, QUE TAL A ilustração acima, de Ricardo Costa, faz parte do novo livro ‘Era Uma Vez en la Fronteira Selvagem’ (ed. Barbatana), livro infantojuvenil de Douglas Diegues escrito em portunhol. O lançamento será no dia 9 de novembro, na Mercearia São Pedro, em São Paulo.

POESIA ESCRITA O poeta negro Carlos Assumpção, de 92 anos ganhará um livro pela Companhia das Letras —antes sua obra estava restrita a pequenas edições. O lançamento está previsto para março de 2020. O autor é  comparado a Carlos Drummond de Andrade e João Cabral de Melo Neto. 

POESIA FALADA Sem publicar livro de poemas inéditos desde 2013, quando saiu “Estado Crítico” (Hedra), Régis Bonvicino lança em novembro um álbum musical: “Deus Devolve o Revólver”, que compila leituras de poesias novas. Os textos serão reunidos em um livro previsto para o ano que vem. “Estou cheio do circuito falido do livro de poesia”, diz.

FEMINISMO “Corpos que Importam”, obra que Judith Butler publicou nos anos 1990, ganhará edição no Brasil em uma parceria entre a N-1 e a Crocodilo. No título, a americana retoma e aprofunda suas ideias de performatividade do corpo, do sexo e do gênero. A obra deve sair no fim de novembro.

​​PODEROSO CHEFÃO Umas das sensações da Feira de Frankfurt deste ano, principal evento do mercado editorial, a trilogia “The Age of Vice” foi adquirida pela Intrínseca para o Brasil. A ficção, que deve chegar às livrarias daqui em 2021, foi escrita pela indiana Deepti Kapoor e gira em torno dos Wadis, uma família meio mafiosa. 

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.