Bruno Molinero

Coluna editada por Bruno Molinero, repórter de livros e mercado editorial da Ilustrada.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Molinero
Descrição de chapéu Livros

Prefeitura de SP deixa de publicar edital que financia livros inéditos

Em época de cortes e contingenciamentos na cultura, incentivo não teve edição neste ano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em uma época na qual as palavras corte, congelamento e contingenciamento rondam o financiamento público à cultura no Brasil, durou pouco o suporte da Prefeitura de São Paulo à publicação de livros inéditos na cidade.

Criado em 2017, o edital municipal que destinava verbas para escritores financiarem, imprimirem e lançarem novas obras não teve uma nova edição. Há dois anos, dez projetos foram selecionados e receberam até R$ 15 mil cada um. Em 2018, a iniciativa foi ampliada: foram escolhidas 20 obras de escritores já publicados e dez livros de autores estreantes, que ganharam até R$ 20 mil cada um.

Entre as contrapartidas estava a doação de parte da tiragem para bibliotecas públicas. Alguns dos títulos que saíram graças ao financiamento tiveram destaque —caso de "Desamparo" (Reformatório), de Fred Di Giacomo, finalista do Prêmio São Paulo deste ano.

Em nota, a prefeitura não deu prazo para que o edital volte a ser lançado e afirmou que a decisão de não tê-lo em 2019 visa "calibrar o investimento com outras ações". Entre elas, editais multilinguagem e o Festival Mário de Andrade, que ocorreu em outubro.

HORROR BRASILEIRO A HQ 'A Floresta  das Árvores Retorcidas', de Alexandre Callari, inaugura no próximo mês o selo Original da editora Pipoca e Nanquim, apenas com quadrinhos brasileiros e literatura nacional.

UMA CERVEJA A Mercearia São Pedro, um dos bares mais literários de São Paulo, vai dar início no dia 20 de novembro a uma série de encontros chamada Conversa na Merça. Nessa primeira edição, participam Xico Sá, Ana Maria Gonçalves, Paulo Scott (que acaba de lançar "Marrom e Amarelo") e Silvero Pereira, o Lunga do filme "Bacurau". O papo ocorre a partir das 17h, com mediação de Marcelino Freire.

ANTES Em dezembro, o clube de leitura TAG envia para os seus 22 mil assinantes do kit de inéditos um livro do irlandês John Boyne, autor de "O Menino do Pijama Listrado". O título só vai ser revelado após o envio dos exemplares.

PARA FICAR A obra de João Antônio que estava na extinta Cosac Naify vai sair pela editora 34. No mês que vem, chegam às livrarias "Malagueta, Perus e Bacanaço" e "Leão-de-Chácara". Ainda estão previstas reedições de "Contos Completos", com dois textos inéditos, e de "Calvário e Porres do Pingente Afonso Henriques de Lima Barreto", que não tinha mais sido lançado e vai ter organização de Augusto Massi. 

PENSANDO MELHOR​ O escritor e designer André Vallias lança pela Perspectiva uma antologia poética bilíngue de Bertolt Brecht, com quase 600 páginas, 300 poemas do alemão e textos dele sobre poesia. A orelha é de Augusto de Campos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.