Bruno Molinero

Coluna editada por Bruno Molinero, repórter de livros e mercado editorial da Ilustrada.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Molinero
Descrição de chapéu Livros

Brasil tem 210 grupos de slam, diz torneio nacional de poesia falada

Slam BR escolhe no próximo domingo o campeão brasileiro, que vai competir no mundial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Slam BR, que é o campeonato brasileiro de poesia falada, fez o levantamento que cravou: o país tem hoje 210 grupos de slam, espalhados por 20 estados —eles só não encontraram a modalidade em Roraima, no Amapá, no Maranhão, no Piauí, no Tocantins e em Goiás.

Muito ligado às periferias, à oralidade e à performance, o slam é um dos movimentos literários mais efervescentes e chama a atenção de editoras e de eventos. Não à toa, a Flip promoveu um desses campeonatos de poesia neste ano, em uma das atrações mais festejadas do palco principal.

“Quanto menos espaço para a cultura tivermos, mais os grupos vão crescer, porque já não é mais possível calar essa juventude”, diz Roberta Estrela D’Alva, escritora que ajudou a trazer o slam para o Brasil.

Entre quinta (12) e domingo (15), o Slam BR promove a sexta edição do torneio nacional. Serão 23 competidores, que apresentarão seus poemas no Sesc Pinheiros, em São Paulo. Durante quatro dias, cada performance receberá notas da plateia, de forma eliminatória, até sobrar só o campeão, que representará o Brasil no mundial, em 2020, na França. 

As apresentações são gratuitas. Mais informações e horários estão no site do Sesc.

HORA DA FESTA Para os 99 anos do nascimento de Clarice Lispector, celebrados nesta terça-feira (10), festas estão marcadas em três continentes. A chamada “Hora de Clarice” vai ocorrer no Brasil e em mais 11 países. Na França, haverá leitura de textos da brasileira ao som de piano; no Egito, será lançado “A Hora da Estrela”; na Suécia, um debate falará de suas obras. Parte da programação está na página do Instituto Moreira Salles.

NÃO VIOLÊNCIA “The Force of Nonviolence: The Ethical in the Political”, novo livro da americana Judith Butler, foi adquirido pela editora Boitempo e deve ser lançado no Brasil ainda em 2020.

ENGOLINDO SAPO Abaixo está a ilustração da HQ "Apanhadores de Sapo" (Mino), do americano Jeff Lemire, na qual um homem acorda em um quarto, tendo como únicas companhias um garoto e dois anfíbios.

Ilustração do livro "Apanhadores de Sapos", de Jeff Lemire
Ilustração do livro "Apanhadores de Sapos", de Jeff Lemire - Reprodução

BARRADOS NO BAILE​ A posse dos nomes eleitos para o conselho do PMLLLB (Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca), que acompanha as políticas públicas da área na cidade de São Paulo, estava prevista para esta sexta-feira (6), mas foi adiada pela prefeitura. Até o fechamento da coluna, não havia prazo para a cerimônia ocorrer. Segundo a Secretaria de Cultura, isso ocorreu por problemas de agenda dos secretários de Educação e de Cultura.

BARRADOS NO BAILE 2 O adiamento da cerimônia fez com que alguns dos conselheiros eleitos e seus suplentes publicassem um manifesto, no qual pedem que a posse ocorra ainda neste ano. Leia abaixo a íntegra do manifesto.

Criado pela lei 16.333, de dezembro de 2015, o conselho do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca de São Paulo corre o risco de terminar 2019 sem existir.

A posse dos conselheiros escolhidos pela sociedade civil, eleitos em 9 de novembro, deveria ter ocorrido ontem, 6 de dezembro, segundo o edital eleitoral. A prefeitura, no entanto, perdeu o prazo.

A reconstituição do conselho, que foi dissolvido por decreto do ex-secretário de Cultura e cineasta André Sturm, foi um compromisso assumido por Alexandre Youssef, que assumiu o cargo neste ano, junto a ex-conselheiros e a diversos movimentos do livro e leitura da cidade.

Na próxima semana, a secretaria da Cultura realiza um debate sobre o sistema municipal de bibliotecas públicas e há uma mesa específica sobre a participação da sociedade civil na execução do PMLLLB, mas nenhum conselheiro eleito foi convidado para participar do encontro.

Também nos próximos dias, está sendo discutido o orçamento de 2020 na Câmara dos Vereadores. Na proposta original da prefeitura, não há dotação específica para o PMLLLB.

A expectativa dos titulares e suplentes eleitos para o conselho do Plano é que a posse ocorra ainda em 2019 e que a primeira reunião se realize já em janeiro de 2020, para começar a sanar o déficit democrático da atual gestão na área do livro e leitura.

Assinam esta nota os seguintes conselheiros e suplentes eleitos: Daniel Fuentes, Julia Alves dos Santos, Haroldo Ceravolo, Sophia Castellano, João Luiz Marques, Simão Félix Zyg-Band, Gabriel Justino e Sérgio Reis Alves.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.