Bruno Molinero

Coluna editada por Bruno Molinero, repórter de livros e mercado editorial da Ilustrada.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Molinero
Descrição de chapéu Livros

Chamada de 'pirralha' por Bolsonaro, Greta Thunberg inspira livros infantis

Jovem ativista sueca foi eleita pela revista Time como a personalidade do ano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Chamada de “pirralha” por Jair Bolsonaro e eleita pela revista Time como a personalidade do ano, a jovem ativista sueca Greta Thunberg vai inspirar por aqui outros “pirralhos” —para usar as palavras do presidente brasileiro.

A editora Carochinha publica em janeiro “Greta e os Gigantes”. Escrito por Zoë Tucker e ilustrado por Zoe Persico, o livro é uma aventura de ficção inspirada na adolescente de 16 anos e em sua luta contra as mudanças climáticas. Nela, Greta enfrenta gigantes que destroem florestas para levantar casas cada vez maiores e mais tecnológicas. No embate, ela ganha a companhia e a ajuda dos animais.

Ilustração do livro "Greta e os Gigantes", inspirado na ativista ambiental Greta Thunberg
Ilustração do livro "Greta e os Gigantes", inspirado na ativista ambiental Greta Thunberg - Divulgação

O título não é o único do tipo traduzido por aqui. Ele se junta a outras obras infantojuvenis que têm a garota como protagonista e que já estão à venda nas livrarias.

Lançada pela Sextante em novembro, “A História de Greta” é uma espécie de biografia não autorizada da ambientalista escrita pela italiana Valentina Camerini. Já “Somos Todos Greta”, da também italiana Valentina Giannella e que saiu no Brasil pela V&R, funciona como um manual para crianças com ações que ajudam a preservar a natureza.

Capa do livro "Greta e os Gigantes", inspirado na ativista ambiental Greta Thunberg
Capa brasileira do livro "Greta e os Gigantes", lançado pela Carochinha - Divulgação

GAJO O escritor português Afonso Cruz vai ter três livros publicados pela Dublinense. Em abril, será a vez de “Vamos Comprar um Poeta”, sobre uma sociedade em que as pessoas têm artistas em vez de animais de estimação. Depois, saem “A Boneca de Kokoschka” e “Nem Todas as Baleias Voam”. Está previsto que Cruz venha ao Brasil para o lançamento do primeiro título.

HQ E.T. Com quase 5 milhões de seguidores no Instagram, os quadrinhos do perfil Strange Planet vão ser traduzidos e lançados por aqui pelo selo Minotauro, da editora Planeta, em fevereiro. Nos Estados Unidos, foram vendidos 90 mil exemplares na pré-venda.

DOIS A segunda edição impressa da revista Olympio sai neste mês com depoimento de Ailton Krenak, poemas de Emily Dickinson e um perfil de Zé Celso feito por Ignácio de Loyola Brandão. A publicação é uma parceria entre a Tlön Edições e a Miguilim.

ROLÊ Enquanto não fecha por dois anos para reforma, a Casa das Rosas, em São Paulo, sedia neste sábado (14) uma feira de fanzines independentes e de pequenas editoras. O evento ocorre das 14h às 18h (na av. Paulista, 37). Em seguida, a partir das 17h, o projeto Leia Mulheres promove um encontro sobre literatura feita por escritoras no Lola Bar (r. Brigadeiro Galvão, 469).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.