Bruno Molinero

Coluna editada por Bruno Molinero, repórter de livros e mercado editorial da Ilustrada.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Molinero
Descrição de chapéu Livros

Aniversário de 90 anos de Hilda Hilst tem início com mostra no MIS

Além da exposição, estão previstos reedições de seus livros e outros eventos ao longo do ano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Muito já se falou sobre os centenários de João Cabral de Melo Neto e de Clarice Lispector. Mas 2020 é também o ano de Hilda Hilst. Se estivesse viva, a autora faria 90 anos em abril.

As comemorações de seu nonagenário têm início no dia 1º de fevereiro, com uma exposição no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo. Com curadoria de Jurandy Valença, "Revelando Hilda" traz desenhos inéditos e fotografias. Entre elas algumas de Fernando Lemos, da década de 1950 —o artista morreu em dezembro, aos 93 anos.

Além das imagens, serão exibidos o filme "Hilda Hilst Pede Contato" e livros da coleção da escritora. Leituras de seus poemas e peças também estão previstas —com nomes como Matheus Nachtergaele, Leticia Sabatella e Bete Coelho.

"Para entrar na obra da Hilda, você precisa escavar. Mas, quando você atravessa, é uma surpresa", diz o curador, que morou na famosa Casa do Sol, ao lado de Hilda, durante quatro anos na década de 1990.

Além da mostra no MIS, museu que faz 50 anos em 2020, o Centro Cultural São Paulo vai promover uma série de eventos em abril, com debates sobre Hilst. Já a Companhia das Letras vai relançar alguns de seus livros --"A Obscena Senhora D" sai em abril; "Amavisse", no segundo semestre. Uma biografia também deve ser publicada, ainda sem data.

Morta em 2004, Hilda Hilst foi a homenageada da Flip de 2018, evento que recolocou definitivamente a escritora no radar da literatura brasileira. 

LIBERDADE Por falar em Hilda Hilst, um de seus mais importantes editores, Massao Ohno, ganha em fevereiro uma retrospectiva pela Ateliê. "Massao Ohno, Editor", de José Armando Pereira da Silva, reúne 174 capas feitas pelo artista gráfico, morto em 2010.

BRIGADEIRO Com 750 mil exemplares vendidos e nove volumes, "O Guia dos Curiosos" chega ao aniversário de 25 anos com uma edição comemorativa. A Panda Books lança em maio uma versão completamente colorida do almanaque, somente com curiosidades inéditas e histórias dos bastidores do livro de Marcelo Duarte. O projeto gráfico é de Gustavo Piqueira.

PARADA INGLESA Após ficar em terceiro lugar no último prêmio Oceanos com "Sorte", Nara Vidal publica o juvenil "As Cores do Arco-Íris", pela editora Dimensão, sobre as descobertas e os problemas da adolescência. A autora, que mora na Inglaterra, fará só um lançamento no Brasil —no dia 27 de abril, na mineira Guarani, sua cidade natal.

ARMÊNIA Santiago Nazarian volta ao romance em abril com "Fé no Inferno" (Companhia das Letras), no qual mergulha na gênese de sua família. Na história, um jovem cuidador de idosos passa a trabalhar com um velho armênio e se envolve com os relatos do genocídio desse povo.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.