Bruno Molinero

Coluna editada por Bruno Molinero, repórter de livros e mercado editorial da Ilustrada.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Molinero
Descrição de chapéu Livros

Livros assinados por Manuel Bandeira e Gilberto Freyre podem ser vistos em SP

Obras raras fazem parte do acervo de 30 mil títulos da Assembleia Legislativa paulista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma bíblia de 1600, obras dos anos 1930 sobre a Revolução Constitucionalista de 1932 e livros autografados por nomes que vão de Manuel Bandeira a Guimarães Rosa, de Cecília Meireles a Gilberto Freyre. 

Esses são alguns dos itens raros que estão disponíveis gratuitamente para qualquer pessoa que queira consultá-los no acervo histórico da biblioteca da Assembleia Legislativa de São Paulo, cidade que faz 466 anos neste sábado (25).

Com cerca de 30 mil títulos, o acervo conta atualmente com apenas 2.000 exemplares catalogados —200, aproximadamente, considerados raros. 

Boa parte deles fazia parte da biblioteca pessoal de José Carlos de Macedo Soares. Os livros foram adquiridos pela Alesp em 1965, três anos antes da morte do historiador, ex-ministro das Relações Exteriores e membro da Academia Brasileira de Letras.

Era de Soares, por exemplo, uma porção das obras autografadas por autores importantes da literatura brasileira, que costumavam enviar seus lançamentos ao imortal.

Pelo valor histórico, elas não podem ser emprestadas. Mas qualquer pessoa pode consultá-las na Assembleia, de segunda a sexta, das 9h às 19h.

Library of Congress/Prints and Photographs Division/Reprodução

HISTÓRIA AMERICANA Acima, ilustração do fim do século 19 que mostra a ponte suspensa entre Manhattan e o Brooklyn, em Nova York; desenho faz parte de "Capitalismo na América", da editora Record.

PREMIADAS Vencedora do Man Booker International Prize de 2019 com "Celestial Bodies", a escritora Jokha Alharthi terá o livro traduzido e publicado no Brasil em junho pela Moinhos. O título provisório em português é "Damas da Lua". Nascida em Omã, a autora deve vir ao país para o lançamento. A editora também vai lançar "The Remainder", da chilena Alia Trabucco Zerán, que foi finalista do mesmo prêmio. 

XINGU Já a Instante está preparando o novo romance de Maria José Silveira, chamado "Maria Altamira". Prevista para março, a obra constrói uma ficção ao redor de um terremoto no Peru e da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará.

INFANTIL A era de ouro da literatura infantil, período que vai de 1850 a 1914, é tema do primeiro livro sobre crítica e teoria literária de obras para esse público lançado pela Perspectiva. Ainda sem título definido, o lançamento é de Isabel Lopes Coelho, gerente editorial da FTD e ex-Cosac Naify, que faz a análise a partir de três clássicos: "Sem Família", "As Aventuras de Pinóquio" e "Peter e Wendy".

RECORDE "Não se Humilha, Não", quarto volume da série criada pela mineira Isabela Freitas, já chegou a 10 mil exemplares comprados na pré-venda. O resultado é um recorde na Intrínseca, que publica a obra em fevereiro. 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.