Bruno Molinero

Coluna editada por Bruno Molinero, repórter de livros e mercado editorial da Ilustrada.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Molinero
Descrição de chapéu Livros

Mario Prata reinventa a invenção do futebol em novo livro

Ainda sem editora, romance deve ficar pronto ainda neste semestre

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

“Sou tarado por futebol”, diz Mario Prata ao atender o telefone, emendando em voz alta parte da escalação do time do São Paulo de 1953. Ao ser perguntado se torce para o clube, o escritor responde com uma risada: “Não”.

Mineiro que morou em São Paulo e que hoje vive em Florianópolis, Prata resolveu pela primeira vez escrever um livro sobre essa sua tara —“A Invenção da Invenção do Futebol”, que ainda não tem editora e que planeja terminar de escrever no meio do ano.

Como em seus últimos títulos, caso de “Mario Prata Entrevista uns Brasileiros” e “Mas Será o Benedito?”, a nova obra mistura realidade e ficção para narrar o surgimento do esporte no século 19 —mais especificamente de 1859 a 1863, quando as primeiras regras do futebol foram unificadas.

O escritor Mario Prata, que completa 60 anos de carreira em 2020
O escritor Mario Prata, que completa 60 anos de carreira em 2020 - Marlene Bergamo/Folhapress

Prata conta que a ideia do livro surgiu ao pesquisar o tamanho oficial do gol, que ele descobriu vir do tamanho do portão da Universidade de Cambridge. Depois, caiu na rivalidade entre a instituição e Oxford e, de link em link, chegou a uma esfera inventada por Leonardo Da Vinci que se assemelha à bola de futebol.

Tudo está no livro. “Mas misturei ficção. Os nomes dos jogadores e as descrições foram tiradas de autores ingleses e irlandeses da época. O narrador do romance é o Watson, do Sherlock Holmes”, conta.

Em processo de escrita desde 2017, “A Invenção da Invenção do Futebol” marca não apenas a volta de Prata aos livros após cinco anos ou uma homenagem do escritor à paixão que o acompanha desde que viu um jogo do Linense com o pai nos anos 1950.

É também a comemoração de seus 60 anos de carreira. “Começo a contar em 1960, quando passei a frequentar um jornal em Lins [no interior de São Paulo], para fazer uma coluna social com o pseudônimo de Franco Abbiacci”, relembra. Prata tinha 14 anos.

Mario Prata e seu filho Antonio Prata, colunista da Folha, em jogo do Linense de 2011, quando o time estava na série A do Campeonato Paulista
Mario Prata e seu filho Antonio Prata, colunista da Folha, em jogo do Linense de 2011, quando o time estava na série A do Campeonato Paulista - Daniel Marenco/Folhapress

BOLSA A Associação dos Escritores de Xangai recebe inscrições para a sua residência literária anual. Os autores selecionados ficarão de 1º de setembro a 31 de outubro na cidade chinesa, com passagem e hospedagem pagos. Candidatos brasileiros devem mandar email para o consulado brasileiro (laura.xu@itamaraty.gov.br) e pedir a ficha de inscrição. É preciso enviar por correio uma obra publicada. O prazo para tentar uma vaga é o dia 31 de março.

BOLSO André Czarnobai arrecadou mais de R$ 20 mil para lançar de forma independente o seu romance “O Sensual Adulto”, para o qual buscava editoras há dois anos. O livro deve sair em março.

"Canibal e Nostálgica", da artista Adriana Varejão
"Canibal e Nostálgica", da artista Adriana Varejão - Reprodução

MEU CORPO, MINHAS REGRAS  Acima, obra ‘Canibal e Nostálgica’, de Adriana Varejão, que faz parte do título ‘Imagens da Mulher no Ocidente Moderno’ (Edusp), de Isabelle Anchieta, sobre a representação feminina nas artes

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.