Bruno Molinero

Coluna editada por Bruno Molinero, repórter de livros e mercado editorial da Ilustrada.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Molinero
Descrição de chapéu Livros

Antonio Candido ganha biografia com 293 fotos

'A Formação de Antonio Candido' reúne imagens pertencentes ao arquivo pessoal do crítico e ensaísta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O menino na capa do livro pouco lembra a imagem que ficou famosa —a do homem de bigodes e óculos. Mas os olhos, com uma mistura de calma e curiosidade, não deixam dúvidas. Ali está Antonio Candido.

Quase três anos após a sua morte, o professor, ensaísta e um dos principais críticos literários brasileiros ganha uma fotobiografia assinada por sua filha, Ana Luisa Escorel, lançada pela Ouro Sobre Azul.

“A Formação de Antonio Candido”, porém, é mais do que uma sequência de 293 fotografias, a maior parte delas pertencentes ao arquivo pessoal de Candido, que foi doado para o Instituto de Estudos Brasileiros da USP. “Tem um caráter ensaístico, de como ele se transformou”, diz Escorel.

Os textos do primeiro capítulo são entrecortados com anotações do próprio Candido sobre a infância. Neles, acompanhamos meninos aprisionando besouros e o dia em que crítico vestiu uma cartolinha de papelão, provavelmente para o Carnaval, por exemplo. 

“A primeira parte tem muito mais graça do que o resto, escrito por mim”, brinca Escorel. O livro será lançado no dia 14 de março, no Instituto Moreira Salles de Poços de Caldas, onde Candido viveu.

AMOR E LOUCURA Por falar no Instituto Moreira Salles, a unidade da avenida Paulista lança no dia 17 de março “O Infarto da Alma”. O título é assinado por duas chilenas, a fotógrafa Paz Errázuriz e a escritora Diamela Eltit, e traz registros de casais que se formaram no hospital psiquiátrico Philippe Pinel, na cidade de Putaendo, no Chile. A obra acompanha a inauguração de uma exposição de Errázuriz no mesmo instituto.

CHIQUITA BANANA O infantil “Carmen, a Pequena Grande Notável”, que tinha saído pela Edições de Janeiro, vai voltar às livrarias pela Pequena Zahar. O livro é de Heloisa Seixas, Julia Romeu e Graça Lima.

MENTE E MILITÂNCIA Duas obras de Frantz Fanon, psiquiatra, ensaísta e militante negro nascido em Martinica em 1925, serão publicadas pela Ubu neste ano. Em abril, “Alienação e Liberdade” vai trazer escritos psiquiátricos do autor, todos inéditos em português. Em agosto, é a vez de um de seus principais títulos: “Peles Negras, Máscaras Brancas”.

FOGO E PAIXÃO Após o incêndio na catedral de Notre-Dame, o best-seller britânico Ken Follett escreveu um livro sobre a igreja, cujos lucros serão repassados ao fundo que restaura o local. “Notre-Dame -
A História de uma Catedral” chega ao Brasil em abril pela Arqueiro, um ano após o fogo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.