Bruno Molinero

Coluna editada por Bruno Molinero, repórter de livros e mercado editorial da Ilustrada.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Molinero
Descrição de chapéu Livros

Portaria do MEC coloca em xeque eventos literários

Medida restringe o número de servidores da pasta que podem participar de congressos e feiras

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na virada do ano, o Ministério da Educação publicou uma portaria que limita viagens a serviço de todos os servidores ligados à pasta, o que restringe o número de participantes em congressos e eventos nacionais e internacionais.

A portaria 2.227, de 31 de dezembro, reduz a “no máximo dois representantes para eventos no país e um representante para eventos no exterior, por unidade, órgão singular ou entidade vinculada”.

Organizações ligadas à ciência e à pesquisa já se posicionaram contra as novas regras. Mas a portaria vai impactar também eventos, feiras e programações literárias.

Leonardo Tonus, professor da francesa Sorbonne, que organiza há sete edições a Primavera Literária, disse que a medida do MEC já afetou diretamente dois nomes cotados para o evento deste ano. A programação publicou nesta semana uma nota oficial criticando as regras do MEC.

A Primavera leva autores e pesquisadores brasileiros à França e a outros países para mesas sobre produção editorial. Datas e participantes da edição de 2020 serão divulgados nos próximos dias.

“Além de pesquisadores, muitos autores são servidores públicos ou professores universitários. É a morte da internacionalização de conhecimento. E algo inconstitucional, pois vai contra a livre circulação”, diz o professor.

Como a medida continua valendo mesmo quando o evento paga as despesas dos servidores e não há gastos públicos, ela pode respingar até em eventos como a Flip. Só dois professores de uma mesma universidade federal poderiam ser convidados para a programação, por exemplo.

Em nota o MEC disse que a portaria não impede o deslocamento, pois prevê o aumento de participantes em casos excepcionais. Após as polêmicas, afirmou também que a portaria está sendo revisada.

NOBEL INÉDITO A Carambaia lança neste ano dois livros do Nobel sul-africano J. M. Coetzee: “Mecanismos Internos” e o ainda inédito no Brasil “Late Essays: 2006-2017”.

NOVA ROUPA Augusto Cury, que calcula ter vendido mais de 30 milhões de livros, ganha uma coleção de luxo pela Planeta, com capas duras. Os primeiros títulos são “As Regras de Ouro dos Casais Saudáveis” e “Mulheres Inteligentes, Relações Saudáveis”.

DIGITAL “Um Garoto Chamado Rorbeto”, infantil de Gabriel O Pensador vencedor do Jabuti, tem uma nova edição impressa e versões em audiobook e ebook pela Melhoramentos.

REBOBINE, POR FAVOR   Abaixo, ilustração de ‘VHS’, romance de terror de Cesar Bravo recém-publicado pela Darkside e que costura histórias macabras que se passam em Três Rios, no interior do Rio de Janeiro.

Iluistraçao do livro 'VHS', de Cesar Bravo
Iluistraçao do livro 'VHS', de Cesar Bravo - Reprodução
Erramos: o texto foi alterado

Três Rios fica no interior do Rio de Janeiro, e não de São Paulo. O texto foi corrigido.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.